Para gamers exigentes, jogar com som falhando no fone de ouvido quebra a imersão no jogo. No caso do PS4, esse problema ocorre por conta de interferências no controle. Mas isso é bem fácil de resolver.

Quem ensinou o macete ao Olhar Digital foi Leandro Rodrigues, técnico de manutenção e dono do laboratório técnico (espécie de “oficina de videogames”) Pró Gamers, em Piracicaba (SP).

Leia mais:

Como resolver som falhando no PS4

Controle de PS4 conectado ao console
Ao conectar seu controle ao PS4 via cabo USB, você muda o caminho da transferência de dados (Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

Se o problema estiver acontecendo enquanto você joga sem fio (ou seja, via Bluetooth), basta conectar o controle ao console por meio do cabo USB, como mostrado na imagem acima. Geralmente, essa mudança cessa os picotes no som. Ou grande parte deles, pelo menos.

publicidade

[Quando você conecta o cabo USB] muda [o caminho da] transferência de dados. O conector USB [no controle] tem cinco terminais: dois são para carregar e três são de informação. Se eles estiverem conectados certinho, você não vai ter problemas.

Leandro Rodrigues, técnico de manutenção, em entrevista ao Olhar Digital

Esse efeito de som falhando acontece no controle do PS4 por conta de interferência na transmissão de dados entre ele e o console. E ela pode rolar por diversos motivos, porque o aparelho funciona por rádio-frequência, conforme explicou o técnico. “Tem muita gente que joga com celular no bolso, por exemplo. Dá interferência. Usando o cabo, você zera essas interferências”, acrescentou.

‘Mas aí a bateria do controle não vai viciar?’

Conector do fone de ouvido conectado a um controle de PS4
Manter controle conectado por cabo USB enquanto joga não vicia bateria porque PS4 interrompe carregamento automaticamente (Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

Não. É que o PS4 desliga o carregamento do controle automaticamente, segundo o técnico de manutenção. “É assim: o videogame ‘manda energia’ para o controle. Quando ele percebe que chegou nos 3.7 volts, ele corta [o carregamento]”, explicou.

Porém, a conexão via cabo USB pode, sim, viciar a bateria do controle do PS4. Isso acontece quando você se acostuma a dar pequenas cargas no acessório.

Bateria vicia se você, por exemplo, começa a jogar com o controle carregado, aí joga um pouquinho [sem fio] e depois conecta ele de novo. Não precisa fazer isso, porque o videogame te avisa quando a bateria estiver baixa suficiente para você carregar de novo. O ideal é seguir esses alertas.

Leandro Rodrigues, técnico de manutenção, em entrevista ao Olhar Digital

Inclusive, evite carregadores de celular na hora de dar carga no controle do seu videogame. Quer carregá-lo? Conecte ao console. Sempre. Isso porque, segundo o técnico, carregadores de celular (principalmente aqueles “turbo”) podem queimar controles de PS4.

Imagem de destaque: Pedro Spadoni / Olhar Digital

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!