Elon Musk cumpriu a promessa e tornou público o código-fonte do algoritmo de recomendações de postagens do Twitter nesta sexta-feira, 31 de março.

Em postagem na rede social, Musk revelou que o código-fonte de recomendação do Twitter agora disponível para todos no GitHub:

Leia mais:

Relembre o caso

publicidade
  • A medida foi anunciada este mês pelo empresário e promete a ajudar na identificação de problemas mais rápido e, por consequência, melhorar os tuítes recomendados aos usuários.
  • O próprio Elon Musk já disse antes que o algoritmo é “excessivamente complexo e não é totalmente compreendido” nem mesmo internamente. 
  • “As pessoas descobrirão muitas coisas bobas, mas corrigiremos os problemas assim que forem encontrados”, disse o bilionário.
  • Vale destacar que a ideia de abrir o código de algoritmos do Twitter já vinha sendo planejada pelo novo dono da empresa para ganhar mais confiança dos usuários e afastar as suspeitas de que a rede social penaliza ou aumenta o alcance de certos perfis. 

O bilionário havia dito que a liberação da ferramenta que alimenta o feed “Para você” ocorreria ao meio-dia (no horário do Pacífico) e logo mais às 16h no horário de Brasília, o que foi cumprido.

Esta semana, por coincidência, o portal Platformer revelou que existe um grupo seleto de usuários que ganha mais visibilidade que os demais no feed de recomendações do Twitter. Em fevereiro, o chefão da Tesla e da SpaceX também foi acusado de usar o mesmo algoritmo para “turbinar” o alcance dos seus tuítes. 

Por fim, a liberação também coincide com a decisão da justiça americana de obrigar o GitHub a revelar a identidade do responsável por vazar código-fonte confidencial da empresa, a mais nova polêmica envolvendo a empresa. A plataforma deve identificar ainda todos que “postaram, carregaram, baixaram ou modificaram os dados”.

Imagem principal: kovop/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!