Uma análise do algoritmo de recomendação do Twitter revelou que a linha do tempo “Para Você” da plataforma está amplificando discursos de ódio. Esse efeito colateral é causado pelo algoritmo que foi projetado para mostrar aos usuários mais conteúdo que eles querem.

Para quem tem pressa:

  • O Twitter está amplificando discurso de ódio em sua linha do tempo “Para Você”;
  • Algoritmo de recomendação expõe contas que seguiram “extremistas” a discursos racistas e incendiários;
  • Mudanças drásticas foram feitas no site, incluindo a restauração de contas de usuários suspensos e a demissão de funcionários;
  • A remoção das salvaguardas do Twitter pode resultar em um caldeirão de ódio e ameaças de violência, além de fomentar perigosas câmaras de eco.

A análise foi feita pelo jornal americano The Washington Post com base nas contas que seguiram “extremistas” – contas que promovem o ódio identificadas em uma lista fornecida pelo Southern Poverty Law Center (SPLC). A linha do tempo “Para Você” inclui “conteúdo sugerido alimentado por uma variedade de sinais”, incluindo “o quão popular é e como as pessoas em sua rede estão interagindo com ele”.

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Os tweets apareceram na nova página “Para Você” do Twitter, introduzida em janeiro como parte do novo site de Elon Musk, que prometeu desativar o discurso de ódio após assumir o controle do site por US$ 44 bilhões em novembro de 2021. A nova política do Twitter é liberdade de expressão, mas não liberdade de alcance, e tweets negativos e odiosos seriam desativados e não monetizados.

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O experimento do Washington Post envolveu a criação de quatro novas contas “sockpuppet” no Twitter, ou seja, contas falsas, além de duas contas de comparação que seguiram usuários convencionais. Para cada conta falsa, o Post seguiu um número aleatório de 27 a 39 dos 91 membros da lista do SPLC de contas “extremistas ou associadas a extremistas preocupantes”.

As contas que seguiram os membros da lista do SPLC mostraram tweets de pelo menos outro membro da lista que aquela conta não seguia. Uma conta, por exemplo, mostrou um tweet de um escritor de um grupo anti-imigrante designado como grupo de ódio pelo SPLC.

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Em geral, muitos dos tweets apresentados às contas do The Post eram de políticos de direita mais convencionais e influenciadores conservadores e de contas relacionadas à religião. Os exemplos incluíam a política republicana Lauren Boebert, a podcaster Candace Owens e o cartunista Scott Adams, cujo recente discurso racista levou muitos jornais a abandonar suas tirinhas.

Além disso, depois que uma conta criada pelo The Post seguiu dezenas de outras rotuladas como extremistas, o algoritmo do Twitter inseriu uma citação e um retrato de Adolf Hitler – de um usuário que a conta não seguia – em sua linha do tempo.

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Os especialistas alertaram que a remoção das salvaguardas que o Twitter tinha anteriormente em vigor poderia resultar na plataforma se tornando um caldeirão de ódio e ameaças de violência, além de fomentar perigosas câmaras de eco mostrando aos usuários apenas o conteúdo com o qual concordam.

Elon Musk, uma das pessoas mais ricas do mundo e o novo proprietário do Twitter, se descreveu como um “absolutista” da liberdade de expressão. Desde que assumiu o controle do Twitter, ele fez mudanças drásticas no site, incluindo a restauração de contas de milhares de usuários suspensos que haviam sido expulsos anteriormente por violar as regras do site, dependendo fortemente de um modelo de assinatura com recursos como tweets longos e trazendo de volta a conta banida do ex-presidente Donald Trump.

Musk planeja tornar público o algoritmo de recomendação de tweets do Twitter até o final deste mês e implementar uma nova política de “liberdade de expressão, mas não liberdade de alcance”. No entanto, não está claro que mudanças diretas Musk havia feito nos meses intermediários para cumprir sua promessa.

Segundo o The Washington Post, Twitter e Musk não responderam aos pedidos de comentários sobre a análise. No entanto, Musk disse que a partir de 15 de abril, apenas usuários “verificados” – aqueles que pagam US $ 8 por mês por uma assinatura do Twitter – irão povoar o feed “Para Você”, embora ele tenha esclarecido que contas seguidas pelo usuário também aparecerão nele.

Ainda assim, os especialistas alertam que as câmaras de eco criadas podem ser prejudiciais, e que quando as pessoas são alimentadas com conteúdo prejudicial sem contexto, história ou uma mensagem contrária, isso é apenas uma receita para uma maior radicalização.

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