Uma das vantagens das compras virtuais sobre as presenciais é a possibilidade de analisar o preço de diversos produtos instantaneamente e sem sair de casa. Além disso, as plataformas digitais possibilitam uma série de funções extras, como alarmes quando o preço de um produto cair, médias de valores, e muito mais. A seguir, compartilhamos uma lista de sugestão de sites e dicas para comparar preços de produtos online.

Leia mais:

Algumas dicas para comparar preços de produtos online

compras pela internet
Imagem: Natee Photo/iStock
  • Confira as letras miúdas: é altamente recomendado prestar atenção nas informações em letras miúdas dentro do anúncio do produto, pois ali costumam habitar detalhes que podem fazer toda a diferença na hora da compra, como descontos ao pagar o valor à vista, cashback em determinada forma de pagamento, ou até a disponibilidade de unidades no site;
  • Verifique o valor total à prestação: isso é muito importante, pois as lojas costumam adicionar juros a partir da quinta ou sexta parcela quando o valor da compra é dividido no cartão de crédito;
  • Examine as características técnicas: analise a voltagem dos dispositivos eletrônicos para ter certeza que eles podem ser conectados à rede elétrica onde você mora, o tamanho do design, quais itens acompanham o eletrônico (como carregador, fone de ouvido, cartão de memória, etc.);
  • Confira reviews e comentários: examine o que compradores anteriores apontam sobre o tempo de entrega do produto, em que estado a embalagem chegou em casa, se há a possibilidade de usufruir de um bom serviço de atendimento ao cliente pelo vendedor, e quais as garantias que resguardam o consumidor;
  • Utilize mais de um site: pesquisar em mais de uma plataforma sobre um mesmo produto deve fornecer uma visão geral sobre a cotação do item no mercado, o que disponibiliza uma noção de qual loja fornece o produto com melhor preço;
  • Verifique a taxa de frete: nunca se esqueça de inserir o seu CEP para obter uma prévia do quanto você pagaria de frete, pois muitas lojas cobra 50% ou mais do preço do produto apenas para realizar a entrega.

Sites para comparar preços de produtos online

1. Buscapé:

Buscapé
Divulgação: Buscapé

O Buscapé é uma plataforma digital fundada em 1999 e está disponível para acesso pelo navegador ou via aplicativo no celular. Considerado uma das principais ferramentas para análise de preço no Brasil, o usuário consegue usufruir de uma série de funções para encontrar diferentes preços para um mesmo produto.

Uma das principais ações é acessar a barra de busca e realizar uma pesquisa sobre o produto desejado, pois uma vez que um modelo de eletrônico é selecionado, o Buscapé exibe uma lista de lojas com diferentes preços para o mesmo produto, além de um histórico de preços para acompanhar o quanto o produto ficou mais caro ou barato dentro de determinado tempo. Ainda é possível criar alertas sobre quando o preço do eletrônico baixar, acessar a ficha técnica do item, conferir prós e contras do modelo, baixar uma extensão do site para encontrar cupons, e muito mais.

publicidade

2. Zoom:

zoom compras online
Divulgação: Zoom

A plataforma Zoom oferece uma proposta bastante semelhante à do Buscapé, pois ainda sugere os mesmos produtos que se encontra na barra de busca do primeiro site. O Zoom também está disponível para acesso via navegador ou aplicativo.

Na região abaixo do preço do produto, o usuário pode encontrar algumas hashtags que resumem bem os melhores pontos do eletrônico, como facilidade de transporte ou indicação para algum uso específico. Com uma conta na plataforma, também é possível adquirir cashback durante as compras, o que pode atrair a atenção do público acostumado com esse tipo de aquisição. No site ou aplicativo, é possível acompanhar histórico de preços, diferentes valores para um mesmo produto em diferentes lojas, ficha técnica, e mais.

3. Comparaí:

O Comparaí é indicado para quem busca um site mais simplificado. Isso porque embora o mesmo proporcione dados como histórico de valores e diferentes preços para um mesmo produto, a plataforma detém menos opções de lojas para encontrar o produto, o que pode deixar o preço um pouco mais elevado. Em contrapartida, as lojas que costumam aparecer são velhos conhecidos do público (como Carrefour, C&A, e Casas Bahia), o que pode gerar menos desconfiança na hora de adquirir um eletrônico.

4. JáCotei:

De início, o site JáCotei se destaca dos demais pelo design mais enxuto e pela lista de marcadores de produtos logo na página inicial: ao acessar a plataforma, o usuário já se depara com um menu que o direciona para diferentes tipos de eletrônicos (como notebook e TV), o que deve garantir mais assertividade para buscar os produtos desejados. Ao rolar a página do site para baixo, o usuário ainda encontra as melhores ofertas de produtos para diferentes departamentos.

Ao selecionar um produto, seja clicando primeiro em uma das categorias do menu ou pesquisando na barra de busca, o usuário pode usufruir de históricos de valores, vários opções de loja para adquirir o produto, e ficha técnica. A marca ainda oferece um blog, chamado “Guia JáCotei”, onde disponibiliza desde cupons de desconto, a dicas para escolha de produtos, listas de opções de compra, e muito mais.

5. Google Shopping:

google shopping para compras online
Divulgação: Google

O Google Shopping é um ferramenta de pesquisa do buscador Google, a qual pode ser acessada diretamente pela barra de menu ou ao pesquisar por “Google Shopping”. A funcionalidade permite buscar produtos de um mesmo modelo com diferentes preços e em diferentes lojas, de maneira que o usuário deve selecionar marcadores para aumentar a precisão de busca. Dentre os marcadores mais utilizados, estão os de seleção de preço, para mostrar possíveis promoções, e demais características técnicas específicas de cada eletrônico (como memória RAM, velocidade do processador, peso, tamanho da tela, etc.).

Uma vez que o usuário escolhe um produto, ele é redirecionado para o site oficial da loja que o oferta, onde é possível conferir o preço atualizado do produto, comentários de consumidores que já adquiriram o item, dentre outras características. Além disso, é possível salvar os itens mais interessantes clicando no símbolo de um marcador, presente na região direita superior do anúncio do produto.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!