Alunos das escolas PASCAL Space Center, no Chipre, criaram um robô alimentado pela inteligência artificial generativa do ChatGPT. O projeto foi uma colaboração de alunos das unidades em Larnaca, Limassol e Nicósia.

O robô foi batizado de AIstein, uma homenagem a Albert Einstein. Ele consegue entender comandos, interagir com humanos e realizar algumas tarefas usando a IA.

publicidade

Leia mais:

(Video: Reprodução/ PASCAL Education)

A ideia de criar o AInstein surgiu do desejo dos alunos das escolas PASCAL de usar a tecnologia de IA para projetar e desenvolver um robô que pudesse se comunicar com humanos de maneira natural e intuitiva. Os alunos ficaram particularmente entusiasmados com o projeto e, por iniciativa própria, nomearam o robô AInstein em homenagem a Albert Einstein. Diante de diversos desafios, pesquisaram projetos na área de robótica e inteligência artificial, utilizando materiais e softwares que deram o impulso para tornar essa ideia realidade.

Escolas Pascal, em comunicado.

O hardware do robô conta com um micro-computador Raspberry Pi, uma câmera, microfone e alto-falante, usados para detectar a presença de humanos e se comunicar. Além disso, o AIstein conta com uma tela como rosto que imita expressões humanas.

publicidade

Em entrevista à agência Reuters, Vladimir Baranov, aluno da instituição, disse que o robô é capaz de imitar o pensamento humano e “responde como humanos”. Ele observa que o AIstein “ainda não é muito polido, mas está chegando lá”.

O tutor líder do projeto, Elpidoforos Anastasiou, afirmou que o objetivo é incorporar o robô ao ensino:

publicidade

Ao incorporar IA em robôs projetados para educação, podemos criar experiências de aprendizado personalizadas para os alunos e equipá-los com habilidades essenciais para o sucesso na força de trabalho do século XXI.

Observou Elpidoforos Anastasiou, líder do Projeto do Centro Espacial PASCAL.

A escola menciona que a criação do robô foi uma excelente oportunidade para o desenvolverem sua criatividade.

Através do desenvolvimento do AInstein, nossos alunos estão em posição de desafiar a si mesmos, promovendo uma mentalidade de autocrescimento e desenvolvimento contínuos, por meio de trabalho árduo e dedicação.

Pascal Education

“Combate” ao ChatGPT: Turnitin vai usar IA para detectar plágios na ferramenta

O Turnitin, programa utilizado por 2,1 milhões de educadores para detectar plágio nos trabalhos de alunos, anunciou nesta segunda-feira (3) que adicionou “recursos de detecção de IA” em meio ao boom do ChatGPT e outras plataformas de inteligência artificial.

publicidade

A ferramenta pode detectar “o uso de ferramentas de escrita de IA, incluindo ChatGPT, com 98% de confiança”, afirmou a empresa em comunicado à imprensa. Leia mais aqui.

Com informações de Reuters e PASCAL Education

Imagem destaque: PASCAL Education.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!