A vantagem do monitor smart, em comparação a modelos tradicionais, está na praticidade em funcionar como acessório de computador e smart TV ao mesmo tempo. Isso porque dá para baixar e rodar aplicativos nele.

Esse tipo de monitor é bem útil para quem tem computador no quarto, por exemplo. Após trabalhar (ou estudar) nele por algumas horas, dá para pegar o controle, deitar na cama e abrir algum aplicativo de streaming para relaxar.

publicidade

Leia mais:

A título de exemplo, o Olhar Digital vai te mostrar a seguir os recursos do Smart Monitor M5, da Samsung.

publicidade

Produtividade

Monitor smart M5 da Samsung com navegador aberto
Num monitor smart, dá para navegar pela web sem precisar de computador (Imagem: Olhar Digital)

Além dos recursos de smart TV, esse tipo de monitor traz recursos de PC. No caso do M5, ele tem compatibilidade com Microsoft 365.

Isto é, dá para trabalhar com Office e navegar pela internet (porque ele já vem com navegador instalado) sem precisar de CPU ou notebook conectados a ele. “Mas e teclado e mouse?” você talvez esteja se perguntando. Nesse caso, dá para conectar – ou parear, se forem modelos Bluetooth – direto nele

publicidade

Outro recurso de PC presente no monitor da Samsung é o EasyConnection, para conectar o monitor a um computador de maneira remota. Por meio dele, você consegue usar, na sua casa, seu computador do trabalho, por exemplo.

Conectividade

Base do monitor smart M5 da Samsung
Dá para usar um monitor smart como segunda tela de um notebook sem precisar de cabos e adaptadores (Imagem: Olhar Digital)

Para quem usa aparelhos das linhas Galaxy, Note e Tab da Samsung, dá até para usar o monitor smart como se fosse de computador, mas usando celulares ou tablets como CPU, ao invés de uma CPU de fato. Isso rola por meio do Wireless DeX. Já o Tab View te permite “projetar” fotos e conteúdo de streaming na tela a partir do seu aparelho da Samsung (seja celular ou tablet).

publicidade

Nesse quesito, usuários de aparelhos da Apple não ficam tão atrás. Isso porque o monitor smart também oferece compatibilidade ao AirPlay. Assim, dá para usá-lo como segunda tela de um MacBook, por exemplo, sem precisar de cabos nem adaptadores. E também dá para espelhar tela de iPhone e iPad nele.

Lazer

Pessoa segurando controle de monitor smart da Samsung
Na hora de relaxar, dá para apenas pegar o controle e abrir apps de streaming num monitor smart, sem precisar de computador (Imagem: Olhar Digital)

Para quem pensa em usá-lo, também, para jogar, o Ultrawide Game View é um recurso interessante. Com ele, dá para ajustar a tela da proporção 16:9 para 21:9.

Isso deixa a imagem mais panorâmica – ou seja, aumenta a largura do seu campo de visão. Para jogos competitivos, isso pode te dar vantagem na partida. Mas saiba que a taxa de atualização neste modelo chega, no máximo, a 60 Hz, enquanto seu tempo de resposta é de 14 ms.

Em relação à sua tela, ela tem resolução Full HD (1920 x 1080) e HDR, enquanto os aplicativos rodam na plataforma Tizen (mesmo sistema operacional de linhas de smart TV da marca). Ou seja, seu “forte” não é resolução, mas sim praticidade.

No quesito aplicativos de streaming, o monitor smart da Samsung suporta, pelo menos, os mais conhecidos no Brasil (Netflix, HBO Max, Amazon Prime Video, Globoplay, Spotify etc). Além disso, ele vem com Samsung TV Plus, hub com “canais” gratuitos de streaming, como Pluto TV, Canal Uol e Record News.

Disponibilidade do monitor smart

Pessoa usando monitor smart da Samsung
Modelo de 24 polegadas do monitor smart M5, da Samsung, sai por R$ 999 (Imagem: Olhar Digital)

Atualmente, a Samsung é a única marca com modelos de monitores desse tipo no Brasil. No caso do M5, o modelo de 24 polegadas do monitor smart da Samsung sai por R$ 999 na Amazon.

Quer saber mais sobre este monitor smart? Confira o review do Olhar Digital.

Com informações da Samsung

Imagem de destaque: Olhar Digital

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!