A General Motors ultrapassou a Ford em número de vendas de veículos elétricos (EV) e se tornou a segunda maior fabricante dos EUA, conforme divulgou a CNBC. Segundo os números, baseados na pesquisa da Motor Intelligence, durante o primeiro trimestre deste ano a GM vendeu 21 mil EVs, o dobro da Ford, que somou pouco menos de 11 mil entregas. 

  • A maioria das vendas de veículos elétricos da GM foram de seus modelos Chevrolet Bolt, que custam a partir de US$ 30.000; 
  • Além da GM, a Hyundai e Volkswagen também ultrapassaram a Ford, com cada uma ocupando agora o terceiro e quarto lugar, respectivamente; 
  • A Tesla, que divulgou seus resultados recentemente, lidera o ranking da indústria com larga distância de todas as companhias; 
  • A Ford ficou no ano passado em segundo lugar na disputa das vendas de carros elétricos, mas agora segue em quinto no mercado dos EUA. 

Leia mais! 

publicidade

A descida da Ford ocorre após pausas de produção em duas de suas fábricas na América do Norte, o que forçou a empresa a dobrar a capacidade de sua fábrica no México — com as pausas, as vendas de seu Mustang Mach-E caíram 19,7% durante o trimestre.  

Ela também perdeu cerca de cinco semanas de produção de sua picape F-150 Lightning devido um problema de superaquecimento de bateria, o que reforçou a paralisação e exigiu um recall (recolhimento de produtos devido falhas e problemas relacionados à segurança). 

publicidade
Chevrolet Bolt EV
Chevrolet Bolt EV. Imagem: Tricky_Shark/shutterstcok

Tesla, de Elon Musk, segue líder 

Ainda segundo os dados da Motor Intelligence, a Tesla lidera o ranking de vendas de EVs, e com larga margem das rivais. A consultoria de dados automobilísticos estima que a fabricante de Elon Musk tenha vendido quase 162 mil veículos elétricos no primeiro trimestre do ano apenas nos EUA (estima porque a Tesla não relata suas vendas por região). 

A Tesla divulgou, no início deste mês, seus resultados trimestrais. Segundo relatório da companhia, ela bateu o recorde de vendas para o período, que geralmente não costuma ser bom para a empresa. A fabricante relaciona o sucesso ao seu corte de preços — embora todas as rivais tenham seguido a mesma estratégia, causando uma guerra de preços. Veja aqui os dados da Tesla

publicidade

Esquentando ainda mais essa concorrência, tanto a GM quanto a Ford já disseram que planejam ultrapassar a Tesla em vendas de veículos elétricos nos próximos anos. A Tesla, no entanto, mira alto, e disse que pretende produzir 20 milhões de veículos elétricos por ano até 2030. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!