O Google divulgou na última quarta-feira (5) sua nova política de exclusão de dados que exigirá que os aplicativos contem com uma opção de excluir a conta e dados.

“Para aplicativos que permitem a criação de contas de aplicativos, os desenvolvedores precisarão em breve fornecer uma opção para iniciar a exclusão de contas e dados de dentro do aplicativo e online”, disse o Google em comunicado.

Leia mais:

O Google adicionará uma opção dentro do Google Play que direcionará para um endereço web para que os dados sejam apagados.

publicidade

Com isso, o Google visa garantir que não seja necessário reinstalar um aplicativo só para excluir seus dados. Esse novo recurso deve ser uma forma mais fácil de solicitar a exclusão de seus dados e com essa nova política, o Google Play espera educar os usuários sobre o controle de dados.

A mudança não entrará em vigor imediatamente. O Google pedirá que os desenvolvedores respondam perguntas sobre a exclusão de dados de seus aplicativos até 7 de dezembro. No início de 2024, a loja de aplicativos incluirá um selo de exclusão de dados na seção de segurança de dados e contará com uma área de exclusão de dados.

Além disso, a nova política também oferecerá aos desenvolvedores de aplicativos a opção de que o usuário que não desejar excluir totalmente a conta, possam excluir apenas alguns dados como histórico de atividades, imagens ou vídeos.

Dezenas de aplicativos falsos imitam o ChatGPT na App Store e Google Play

Com a popularização do ChatGPT, dezenas de aplicativos que se passam pelo chatbot aparecem em lojas de aplicativos como Google Play e App Store. Mas não se engane, isso não passa de fraude, pois o software da OpenAI não possui (ainda) um aplicativo.

O ChatGPT é gratuito, mas está disponível apenas em versão na Web. Conforme pesquisado, na App Store, loja de aplicativos da Apple, foram encontrados cerca de quatro aplicativos com nomes que faziam referência ao ChatGPT ou usando o logo do software autêntico. Na Google Play Store foram encontrados mais de 50 aplicativos fraudulentos.

Para mais informações acesse a matéria completa.

Imagem destaque: Imagem: PixieMe/ Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!