Ibope: consumo de TV aberta sobe e streaming cai

Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 06/04/2023 15h25
Pessoa segurando controle remoto em frente TV com catálogo de streaming aberto
Caminho possível para empresas é apostar no empacotamento dos serviços (Imagem: Raw Pixel)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O jogo está virando: o público da TV aberta cresceu em março e o do streaming caiu pelo segundo mês consecutivo. Os dados do Ibope são referentes à audiência nacional e foram consolidados pela Kantar Media.

Leia mais:

Ibope

  • Cada ponto do Ibope equivale a 268 mil domicílios, com 2,7 moradores em cada uma, em média.
  • O resultado da pesquisa inclui todos os aparelhos disponíveis dentro da residência: TV, celular, tablets e computadores.
  • A Record cresceu 4% em relação ao mês passado.
  • A Rede TV teve um aumento de 3% e o SBT, de 2%.
  • A Globo cresceu 1% em pontos e em “share” na média das 24 horas por dia.
  • A Band foi a emissora que mais cresceu no mês passado, com um aumento de 10% durante as 24 horas do dia.
  • Na faixa nobre, que vai das 18h à meia-noite, a audiência subiu 13%; das 7h às 12h e à tarde, aumentou 10%; e das 7h à meia-noite, o horário comercial, cresceu em 11%.

Streaming e TV paga

Ao contrário da TV aberta, a rede paga registrou uma nova queda: -5% em pontos de Ibope.

O streaming foi na mesma onda e sofreu uma queda de 5%. É o segundo mês consecutivo que o serviço por demanda registra uma diminuição em seus números de audiência. Em fevereiro, o índice já havia caída 4%.

Mais informações

Apesar da popularidade dos serviços online, o levantamento da Kantar Media mostra como os meios tradicionais de consumo de mídia ainda predominam no Brasil.

  • Quase 85% (84,8%) dos espectadores que assistem vídeos em casa usam a TV aberta ou paga. 
  • A rede aberta ainda domina com muita folga, respondendo por 73% dessa fatia, enquanto a paga ficou com 11,8%.
  • O resultado mostra que o conteúdo da TV mais tradicional ainda tem muito espaço no cotidiano do brasileiro.

Com informações de UOL.

Imagem: Raw Pixel

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.