Produção de veículos continua abaixo do pré-pandemia

Apesar do aumento em relação a 2022, foram produzidas 50 mil unidades a menos que a média pré-pandemia
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 11/04/2023 17h17
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No primeiro trimestre de 2023, as montadoras produziram 538 mil carros, o que representa uma alta de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são de um levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos (Anfavea).

Só no mês passado, foram produzidos 221,8 mil automóveis, um aumento de 20% comparado com março de 2022 e de 37,3% na comparação com fevereiro desse ano.

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Nesses três primeiros meses, tivemos oito paralisações de fábrica e dois cancelamentos de turno, algo semelhante às paradas verificadas no início de 2022. A diferença é que no ano passado o motivo era somente a falta de componentes, enquanto agora já há outros fatores provocando férias coletivas, como o resfriamento da demanda.

Márcio de Lima Leite, Presidente da Anfavea.

Antes e depois da pandemia

  • Apesar do aumento em relação a 2022, foram produzidas 50 mil unidades a menos que a média pré-pandemia.
  • As vendas ainda estão 20% mais baixas que em 2019, período anterior à Covid-19.

A fotografia do momento seria pior se não fossem as boas vendas para locadoras em março, 28% do total. Essas empresas ainda têm uma considerável demanda reprimida, mas isso não vai sustentar nossos volumes por tanto tempo caso não haja uma reação mais forte no varejo, o que depende de melhorias nas condições de financiamento, entre outras medidas para reaquecer o mercado.

Márcio de Lima Leite.

Montadoras suspendem produção no Brasil

Os resultados foram divulgados após montadoras (como General Motors, Hyundai e Volkswagen) terem anunciado no final de março que realizarão pausas nas operações junto de férias coletivas em fábricas brasileiras. Segundo as empresas, a medida é motivada pelo cenário ruim da economia nacional — além da escassez de peças.

De acordo com a Anfavea, a decisão pode resultar nem uma desaceleração da demanda por veículos em 2023. 
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Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.