Classificar um carro por nomenclaturas é uma prática muito comum no setor automotivo. Este detalhe pode auxiliar os consumidores a encontrar um veículo que se adapte às suas necessidades de transporte e até mesmo ao seu estilo de vida, como carros mais espaçosos e confortáveis por dentro para viagens longas em família, ou tração nas quatro rodas para realizar manobras mais assertivas em terrenos irregulares. A seguir, entenda as principais diferenças entre as nomenclaturas Hatch, Sedan e SUV.

Leia mais:

publicidade

Diferenças entre modelos Hatch, Sedan, e SUV

Sedan da Mercedes-Benz
Reprodução: pha tran/Unsplash
  • Hatch: o nome possui origem inglesa é vem de outra palavra, chamada Hatchback. Os veículos com esta nomenclatura apresentam uma porta ao invés de uma tampa no bagageiro. Além disso, são carros compactos e com design mais simples, o que pode ser atrativo para o público mais popular. A divisão do veículo também apresenta características marcantes, como a presença do motor no primeiro compartimento, e a cabine de passageiros e bagageiro no segundo compartimento. O seu tamanho reduzido é bastante útil para encontrar um lugar para estacionar e na realização de manobras em lugares mais apertados.
  • Sedan: tem como característica marcante a presença de três volumes em sua organização: o volume do motor se encontra na parte da frente, a cabine dos passageiros e do motorista fica no meio, e o porta-malas se localiza na traseira. Essa disposição proporciona mais volume ao carro e disponibiliza acomodações para cinco pessoas. Os passageiros usufruem de mais espaço para se acomodar, o que os favorece durante viagens longas e diminui o desconforto. Ademais, o porta-malas possui muito espaço para carregar bagagens.
  • SUV: a sigla é originária do inglês e significa Sport Utility Vehicle (“Veículo Utilitário Esportivo” em tradução livre). Os aspectos mais marcantes deste tipo de veículo são o espaço interno bastante robusto e confortável, e a tração nas quatro rodas. Esta última significa que o motor pode distribuir, com mais eficiência, a força pelas quatro rodas; o que facilita durante a direção em terrenos mais irregulares, por exemplo. Além disso, a altura mais elevada perante o solo é útil para diminuir quaisquer impactos das estradas no motorista e passageiros.

Outras classificações de modelos de carros

  • Coupé: apresenta espaço interno reduzido e uma queda suave no teto, típica de carros mais luxuosos. Esta nomenclatura dá mais importância ao design atrativo do que ao espaço interno, pois não costuma oferecer bancos traseiros.
  • Carro de luxo: são veículos de alto valor de mercado e com renome mundial sobre as características de montagem, design, e performance. Também são muito conhecidos por resguardarem os últimos lançamentos no setor de inovações, como é o caso de carros integrados com inteligência artificial ou que dirigem sozinhos, por exemplo. Ainda, é possível encontrar uma construção moderna e mais eficiente para garantir a segurança dos passageiros, e motores que anulam vibrações e permitem uma direção mais confortável.
  • Carros populares: consistem no tipo de veículo que mira na classe trabalhadora de um país, a qual costuma deter menos poder aquisitivo para adquirir automóveis. Os preços destes veículos costumam ser mais acessíveis, e trazem características de design e construção mais simplificados; como espaço interno compacto, carroceria mais frágil, etc.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!