A Toyota anunciou, em coletiva realizada na sexta-feira (7), investimentos maciços no setor de elétricos. A montadora japonesa deu detalhes sobre a novidade.

  • Serão dez modelos elétricos lançados globalmente até 2026;
  • Ao menos um deles será sedã com estilo cupê da Lexus, marca mais luxuosa da Toyota;
  • Essa mudança de postura vem da mudança no comando da empresa, após a saída de Akio Toyoda (que questionou o futuro dos EVs) e a assunção de Koji Sato em 1º de abril.

Leia mais:

publicidade

Há pouco, a Toyota, por meio da Lexus, lançou SUV de zero emissão, o RZ, feito sobre a plataforma e-TNGA que será trocada nos próximos anos, podendo ainda ser o carro-chefe dos EVs da marca.

Estamos totalmente comprometidos em alcançar a neutralidade de carbono em 2050 durante todo o ciclo de vida de nossos veículos. Quando se trata de fabricação de automóveis, continuaremos a buscar variedade de opções, com base em soluções multivias, para ficarmos próximos do futuro da energia e das condições de cada região.

Koji Sato, CEO da Toyota

E não é só em EVs que a Toyota vai focar. A japonesa frisou que seguirá com investimentos em híbridos convencionais, plug-in e elétricos movidos a hidrogênio.

publicidade

Diversificação

Contudo, esses segmentos terão veículos lançados em mercados desenvolvidos, como EUA e China, que já possuem em seu catálogo o bZ3 (fabricado em parceria com a BYD) e o bZ4 (primeiro SUV elétrico da marca).

Brasil também será (parcialmente) contemplado

A companhia japonesa também indicou seus planos para EVs no Brasil. Segundo a montadora, o País será parcialmente beneficiado, com o desenvolvimento de veículo movido a hidrogênio e etanol, em parceria com a Shell. O investimento total deve chegar a R$ 50 milhões.

publicidade

EVs podem perder isenção do imposto de importação

Desde 2015, os veículos elétricos possuem isenção no imposto de importação no Brasil. Contudo, segundo a Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores), isso deve acabar no segundo semestre.

Leia mais aqui.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!