A Amazon está lançando um novo serviço em nuvem chamado Bedrock que permite que desenvolvedores melhorem seus softwares com sistemas de inteligência artificial (IA) capazes de gerar textos, semelhante ao sistema por trás do popular chatbot ChatGPT de propriedade da OpenAI, startup apoiada pela Microsoft.

O anúncio indica que o maior provedor de infraestrutura em nuvem não deixará esta área que está em crescimento para seus concorrentes como Google e Microsoft, que também começaram a oferecer aos desenvolvedores grandes modelos de linguagem.

publicidade

Leia mais:

Em geral, os grandes modelos de linguagem são programas de inteligência artificial treinados com extensas quantidades de dados que podem compor textos semelhantes aos humanos em resposta a comandos que as pessoas digitam.

publicidade

Através de seu serviço de IA generativa Bedrock, a Amazon Web Services oferecerá acesso a seus próprios modelos de linguagem próprios chamados Titan, bem como modelos de linguagem de startups AI21 e Anthropic apoiadas pelo Google, e um modelo para transformar texto em imagens da startup Stability AI. Um modelo Titan pode gerar texto para postagens de blog, e-mails ou outros documentos. O outro pode ajudar com busca e personalização.

A maioria das empresas quer usar esses grandes modelos de linguagem, mas os realmente bons custam bilhões de dólares para treinar e muitos anos, e a maioria das empresas não quer passar por isso. Então, o que eles querem fazer é trabalhar a partir de um modelo fundamental que já é grande e ótimo é ter a capacidade de personalizá-lo para seus próprios propósitos. E é isso que é Bedrock.

Andy Jassy, CEO da Amazon ao CNBC

A iniciativa Bedrock vem um mês depois que a OpenAI anunciou o GPT-4, um grande modelo de linguagem que alimenta o ChatGPT, um chatbot que se tornou viral após seu lançamento em novembro. A principal concorrência para os negócios da AWS da Amazon vem da Microsoft, que investiu bilhões na OpenAI e fornece à startup energia de computação por meio de sua nuvem Azure.

publicidade

Com informações do CNBC.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!