Dois senadores dos Estados Unidos escreveram para o CEO da Tesla, Elon Musk, questionando-o sobre as gravações feitas sigilosamente e sem autorização por veículos da empresa. No caso, os vídeos eram compartilhados entre funcionários da empresa, que podiam ver a localização dos clientes.

Leia mais:

publicidade

Carta a Elon Musk

A carta foi enviada a Musk por Edward J. Markey e Richard Blumenthal, dois senadores democratas de Massachusetts e Connecticut, respectivamente.

No documento, eles citam o caso e o descrevem como “desrespeito intencional à privacidade dos clientes”.

publicidade

Este aparente desrespeito intencional à privacidade dos clientes da Tesla é inaceitável e levanta sérias questões sobre as práticas de gestão da Tesla. Pedimos que você tome todas as ações necessárias para garantir que quaisquer imagens ou vídeos coletados consensualmente dos veículos da Tesla estejam sujeitos a rigorosas salvaguardas de privacidade.

Edward J. Markey e Richard Blumenthal, em carta a Elon Musk

A carta dá até 5 de maio para Musk responder a uma série de perguntas sobre o compartilhamento das imagens das câmeras dos carros. O documento também questiona se os executivos da empresa estavam cientes das gravações, o motivo de as políticas internas terem falhado em evitá-las e se a Tesla garantirá que os vídeos não identifiquem as localizações dos clientes da marca.

Markey e Blumenthal já tinham ressalvas com a Tesla, por suas práticas de marketing e pela segurança da tecnologia de direção automatizada.

publicidade

Entenda o caso

  • No início do mês, foi descoberto que os carros da Tesla estavam filmando seus proprietários sem o conhecimento deles entre 2019 e 2022; o Olhar Digital já falou sobre isso aqui.
  • Além disso, os funcionários da empresa estavam compartilhando os vídeos em grupos internos e fazendo memes dos clientes; Elon Musk pode ter sido um dos capturados pelo vídeo.
  • Ex-funcionários afirmaram que, pelas gravações, era possível identificar a localização dos carros.
  • Uma das gravações mostravam um proprietário se aproximando do carro completamente nu e outra, um acidente envolvendo uma criança em uma área residencial.
  • Agora, um proprietário de um Tesla na Califórna está processando a empresa de Elon Musk em uma ação judicial coletiva, por violação de privacidade de clientes; o Olhar Digital noticiou a ação aqui.

Com informações de Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!