Engenheiros espaciais da Boeing se uniram para quebrar mais um recorde aéreo: o de voo com maior distância percorrido por um avião de papel. O projeto feito com uma folha A4 percorreu 88 metros voando — quase o equivalente às medidas de um campo de futebol americano.

Nathan Erickson, Dillon Ruble e Garrett Jensen alcançaram esse feito em 2 de dezembro de 2022, em Indiana, nos Estados Unidos.

publicidade

Leia mais:

  • O recorde anterior foi registrado em 2022 por um trio na Coreia do Sul, com 77 metros percorridos no ar.
  • Antes de ser superado pelo atual recorde, o trio coreano esteve no topo por mais de uma década.
  • Para se atingir o novo recorde, a equipe de engenheiros espaciais teve que dedicar cerca de 500 horas em estudos sobre origami e aerodinâmica, na tentativa de desenvolver vários protótipos.

A teoria do projeto foi elaborada através da unidade de medida Mach 5, com base em aeronaves hipersônicas capazes de voar em uma velocidade cinco vezes maior que a velocidade do som. Em homenagem a essa medida, a aeronave de papel recebeu o mesmo nome.

publicidade

O projeto desse avião foi desenvolvido com enfoque na velocidade e no arrasto minimizado — dois pontos fundamentais para proporcionar voos de longa distância em um curto período. Para melhorar as dobraduras, os engenheiros estudaram vídeos em câmera lenta dos arremessos anteriores.

A aeronave de papel alcançou o recorde de voo com maior distância, mas ainda está longe de ser o voo mais longo. De acordo com os recordes do Guinness, o voo mais duradouro é de 29,2 segundos — enquanto esse esteve no ar por somente seis.

publicidade

Com informações de G1.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!