Banheiro da época do Império Inca é descoberto no Peru

Edificação tinha fins religiosos e cerimoniais
Rodrigo Mozelli16/04/2023 16h20, atualizada em 16/04/2023 17h20
standard_06-01_Hallazgo-del-bano-del-Inca-en-Huanuco-Pampa
Imagem: Ministério da Cultura do Peru
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Ruínas de 500 anos de um banheiro inca, localizado no sítio arqueológico Huánuco Pampa, no Peru, foram encontradas por arqueólogos, informaram autoridades locais nesta quinta-feira (13).

O banheiro tem dois metros de profundidade, feita com pedras esculpidas e tem duas salas independentes.

Leia mais:

https://www.youtube.com/watch?v=3KzL-DWWuSA&pp=ygUNaW5jYSBiYXRocm9vbQ%3D%3D

A importância desta descoberta reside no fato de [que ela nos permite] compreender o papel desempenhado por este tipo de estrutura, comumente associada aos espaços mais hierárquicos, restritos e sagrados dos centros administrativos incas. Mais do que uma função prática ou higiênica, tinham função religiosa e de culto aos ancestrais.

Luis Paredes Sanchez, gerente do estudo

Anteriormente, outro banheiro já tinha sido encontrado na região. Contudo, ele era menor e menos complexo.

Função dos banheiros no Império Inca

Identificados com o nome quíchua de armanahuasi, os banheiros Incas são estruturas comumente associadas às áreas mais restritas e com a mais alta hierarquia dos assentamentos incas, como templos ou espaços sagrados. É por isso que devem representar caráter religioso e cerimonial, cuja função, mais que utilitária, deve ter sido um ritual.

Imagem: Ministério da Cultura do Peru

Mais sobre o sítio arqueológico

Huánuco Pampa foi um dos centros administrativos mais importantes do Império Inca, destacando-se pela organização territorial e construções monumentais.

A cidade está em parte importante da Qhapaq Ñan, ou Grande Estrada Inca, com 25 mil quilômetros de extensão e que passa por Equador, Colômbia, Peru, Chile, Bolívia e Argentina.

Os trabalhos de escavação arqueológica no Inkawasi em Huánuco Pampa fazem parte do programa de pesquisa arqueológica para fins de conservação e valorização, que o Projeto Qhapaq Ñan-Sede Nacional vem realizando nesta zona arqueológica, localizada no distrito de La Unión, na província huanuqueña de Dos de Mayo.

O objetivo do Projeto Qhapaq Ñan é identificar, investigar, registrar, conservar e valorizar a rede de trilhas incas que ainda existe no território peruano e que em junho de 2014 foi declarada Patrimônio da Humanidade.

Com informações de Ministério da Cultura do Peru

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.

Ícone tagsTags: