Produtos de todas as empresas serão afetados pelo desenvolvimento rápido da IA (inteligência artificial) – e a sociedade precisa se preparar para impacto dessas ferramentas. É o que disse Sundar Pichai, CEO da Alphabet e do Google, numa entrevista à CBS no domingo (16).

Pichai acrescentou que “trabalhos do conhecimento”, exercidos por humanos, também seriam afetados. Entre profissões dessas áreas, estão: escritores, arquitetos e, ironicamente, engenheiros de software.

publicidade

Leia mais:

CEO do Google durante evento da empresa
Alertando sobre as consequências, CEO do Google disse que IA afetará “todos os produtos de todas as empresas” (Imagem: AFP)

Por exemplo, se pensar daqui a cinco ou dez anos, você pode ser radiologista e ter um colaborador de IA com você. Você chega de manhã, com centena de coisas para resolver, e pode dizer: ‘esses são os casos mais sérios que você precisa examinar primeiro’.

Sundar Pichai, CEO da Alphabet e do Google, em entrevista à CBS

Ao alertar para as consequências da IA, Pichai disse que a escala do problema da desinformação e das notícias e imagens falsas será “muito maior”, acrescentando que “pode causar danos”.

publicidade

Em março, Pichai disse aos funcionários que o sucesso de seu recém-lançado programa Bard agora depende de testes públicos. E acrescentou que as coisas dariam errado.

Chatbot IA do Google

Celular com logomarca do Google na frente de tela com Bard escrito
CEO do Google adiantou que ‘as coisas dariam errado’ no lançamento do chatbot Bard (Imagem: Reprodução/GizChina)

O Google lançou seu chatbot Bard – pensado para competir com o ChatGPT, da OpenAI – ao público como produto experimental em março (inclusive, o Olhar Digital testou a ferramenta na época). Lançamento veio após a Microsoft anunciar, em janeiro, que seu mecanismo de busca Bing incluiria a tecnologia GPT da OpenAI.

publicidade

No entanto, o medo das consequências do rápido progresso também atingiu o público e os críticos nas últimas semanas. Também em março, Elon Musk (apesar de tocar projeto de IA para o Twitter), Steve Wozniak (cofundador da Apple) e dezenas de acadêmicos pediram uma pausa imediata no treinamento de “experimentos” conectados a LLM (grandes modelos de linguagem) “mais poderosos que o GPT-4”. Mais de 25 mil pessoas assinaram a carta desde então.

Quando perguntado se a sociedade está preparada para a tecnologia de IA como a do Bard, Pichai respondeu: “Parece para mim que não, porque o ritmo em que podemos pensar e nos adaptar como instituições sociais, comparado ao ritmo em que a tecnologia está evoluindo, são incompatíveis”.

publicidade

No entanto, ele acrescentou que está otimista porque, em comparação com outras tecnologias do passado, “o número de pessoas que começaram a se preocupar com as implicações” fez isso desde o início.

Com informações da CNBC

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!