Segundo as estatísticas reveladas pela ONU (Organização das Nações Unidas) nessa quarta-feira (19), a Índia está prestes a superar a China e se tornar o país mais populoso do mundo. Somando a população dos dois países, estão mais de um terço da população global – estimada em 8,04 bilhões.

Esses dados são relativos ao mês de fevereiro sobre a edição de 2023 do “Relatório do Estado da População Mundial”, desenvolvido pelo UNFPA (United Nations Population Fund, ou Fundo de População das Nações Unidas).

  • A estimativa é de que a população da Índia alcance 1,428 bilhão de habitantes;
  • A China, por sua vez, deverá ter 1,425 bilhão;
  • Em seguida vem os Estados Unidos, com 340 milhões de pessoas – segundo a última atualização, em fevereiro de 2023.

Leia mais:

Especialistas afirmaram que as projeções eram de que a índia ultrapassaria a China nesse mês, mas os dados reais são inconsistentes devido à falta de registros atualizados sobre a população do país.

publicidade

Segundo a ONU, não é possível ter exatidão de registros por falta de atualização no censo demográfico do país. A última atualização na Índia foi em 2011, e a previsão seguinte seria em 2021 – que não ocorreu por conta da pandemia.

O crescimento anual aproximado da população indiana é, em média, de 1,2% desde 2011. Na década anterior, os dados eram de 1,7%, segundo o governo.

“Os resultados da pesquisa indiana sugerem que as ansiedades da população se infiltraram em grandes porções do público”, afirma Andrea Wojnar, representante do UNFPA na Índia. “No entanto, os números da população não devem desencadear ansiedade ou criar alarme. Em vez disso, eles devem ser vistos como símbolo de progresso, desenvolvimento e aspirações se os direitos e escolhas individuais forem respeitados.”

Com informações de CNN

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!