A Paramount Pictures, em parceria com o aplicativo Greta, anunciou que disponibiliza recursos de acessibilidade para seus lançamentos, visando proporcionar acesso universal aos filmes de seu catálogo, inclusive nos cinemas.

As tecnologias, disponíveis nas versões dubladas ou legendadas em português, incluem:

  • Audiodescrição para cegos;
  • Legendas descritivas e libras para surdos.

Essa novidade foi implementada em janeiro com o filme Babilônia e se estendeu para o terror Pânico VI. Em abril, os espectadores podem usufruir desses recursos ao assistir Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes, que estreou nos cinemas na última semana.

Leia mais:

publicidade

Além dos recursos já mencionados, o público ainda conta com uma agenda completa de horários e sessões mais próximas, sem necessidade de conexão com a internet. Cada usuário pode baixar todos os arquivos referentes ao filme que irá assistir em casa e usar o aplicativo em modo avião dentro das salas de cinema. A sincronização é feita através de uma tecnologia de reconhecimento de áudio do filme.

paramount
Imagem: Greta/Divulgação

O aplicativo Greta está disponível para Android e iOS, e nele é inclusive possível fazer um teste dos recursos, a partir de um trailer sobre a companhia, apresentado em alemão no YouTube. O Olhar Digital fez o teste da tecnologia de reconhecimento de áudio do filme.

Para fazer isso, acessamos a opção de Teste do Aplicativo Greta, e reproduzimos o trailer indicado em um dispositivo diferente, com o som alto. É necessário autorizar o acesso do aplicativo ao microfone do smartphone. Rapidamente, o app fez o reconhecimento do momento em que o vídeo estava, e reproduziu as legendas de forma sincronizada.

paramount
O Olhar Digital fez o teste do aplicativo Greta. Imagem: Ana Luiza Figueiredo/Olhar Digital

Além do teste, o aplicativo conta com arquivos dos filmes mencionados — Babilônia, Pânico VI e Dungeons & Dragons — que podem ser baixados por meio de um botão na tela, ficando disponíveis na hora de assistir ao filme nos cinemas.

Para César Silva, Vice-Presidente e Diretor Geral da Paramount Pictures Brasil, essa parceria com o Greta é um passo importante para a acessibilidade dos conteúdos da distribuidora no país.

A Paramount acredita que o cinema deve estar disponível para todos. Como forma de tornar essa experiência possível e o acesso simples, buscamos uma tecnologia que fosse a mais completa. É um passo crucial e que deve ser prioridade de toda a indústria. Torcemos e seguimos trabalhando para que a pauta avance e as soluções disponibilizadas por nós e exibidores se popularizem para que o cinema seja um entretenimento agradável e inclusivo para todos os públicos.

César Silva, Vice-Presidente e Diretor Geral da Paramount Pictures Brasil

Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes está em cartaz nos cinemas e já é possível assistir ao filme com os recursos de acessibilidade do Greta.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!