Na manhã desta quinta-feira (20), o tão aguardado lançamento do maior foguete de todos os tempos terminou em uma explosão. Quatro minutos após a decolagem, o complexo veicular Starship, da SpaceX, acionou o modo de autodestruição pouco antes da separação dos estágios.

Com 120 metros de altura, o maior veículo espacial já construído na história havia saído do chão às 10h34 da manhã (pelo horário de Brasília), a partir da Starbase, a base de lançamento da SpaceX no Texas, quando houve uma falha de pressurização, a 35 km de altitude.

publicidade

“Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade do Starship, à medida que a SpaceX procura tornar a vida multiplanetária”, publicou a empresa no Twitter. “Como se o teste de voo não fosse emocionante o suficiente, o Starship experimentou uma rápida desmontagem não programada antes da separação dos estágios”.

Segundo Elon Musk, cofundador e CEO da SpaceX, um novo lançamento deve ser feito dentro de alguns meses.

publicidade

Outras explosões de foguetes Starship

É preciso ressaltar que o Starship autodestruído nesta manhã não era a única versão do megafoguete. Vários outros protótipos já foram desenvolvidos pela SpaceX, tanto para o propulsor Super Heavy quanto para a espaçonave que dá nome ao conjunto. E outros oito exemplares anteriores também chegaram a explodir, em situações diferentes.

Leia mais:

publicidade

Em 2020, por exemplo, a versão Starship SN1 explodiu ainda na plataforma, durante um teste de pressão de nitrogênio líquido realizado em 28 de fevereiro. 

Outro teste parecido resultou na explosão do protótipo SN3, em abril. 

publicidade

O mesmo aconteceu com o modelo Starship SN4, quase dois meses depois.

Em junho daquele mesmo ano, a SpaceX explodiu intencionalmente o tanque do Starship SN7, também durante um teste de pressão. 

Em 9 de dezembro, outra explosão aconteceu, dessa vez com o protótipo SN8, após ter sido lançado a 12,5 quilômetros de altura.

No caso do Starship SN9, que conseguiu subir mais alto que a versão anterior, em 2 de fevereiro de 2021, a explosão aconteceu durante o pouso. 

Em 7 de março daquele ano, o protótipo Starship SN10 foi lançado com sucesso, também explodindo no pouso. 

Alguns dias depois, o modelo SN 11 teve um destino parecido.

No ano passado, também houve uma explosão com um foguete Starship. Em 11 de julho, durante um teste envolvendo o protótipo Booster 7 do propulsor Super Heavy, um motor Raptor teve uma ignição inesperada.

Segundo especialistas, todos esses eventos aconteceram porque o Starship é um veículo com tecnologias novas, ainda em desenvolvimento, e os fracassos fazem parte do processo de aperfeiçoamento do foguete.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!