É verdade que Dungeons & Dragons: honra entre rebeldes, é divertido e cativante para diferentes audiências. No entanto, o longa tem um sabor especial para quem é jogador ou já jogou RPG de mesa. Especialmente o próprio Dungeons & Dragons, ou D&D. Isso porque, ao longo da projeção, são mostrados diversos easter eggs relacionados ao famoso jogo. A seguir, mostramos 5 referências ao RPG que estão no filme.

Leia também:

publicidade

O mímico (mimic)

Existem diversas referências ao RPG no filme
Frequentemente, o monstro assume a forma de baú. Imagem: Paramount Pictures/Reprodução

Eis que você está em uma aventura na mesa de RPG e seu personagem encontra um baú. Talvez o jogador fique animado com a perspectiva de encontrar um tesouro. Ou, quem sabe, um artefato especial. Porém, no mundo de D&D, o que aparenta ser um baú pode ser, em verdade, um Mimic. Este célebre monstro se revela quando alguém desprevenido tenta abrir o depósito e descobre que é um monstro de dentes afiados. Apesar de esse monstro aparecer com mais frequência em forma de baú, ele também pode se disfarçar de outros objetos, como livros, escadas, tapetes e afins.

Em Dungeons & Dragons: honra entre rebeldes, a criatura aparece em um labirinto e, como esperado, surpreende alguns personagens.

publicidade

Classes dos personagens de D&D

Um dos momentos mais divertidos no RPG de mesa ocorre no pré-jogo: o ato de preencher a ficha dos personagens. Escolher nome, pensar uma biografia para ele e, importante, definir a sua classe. Por exemplo: guerreiro e mago são duas das classes mais populares.

Por outro lado, Honra entre rebeldes contempla outras classes:

publicidade
  • Bardo – Edgin Darvis (Chris Pine)
  • Bárbara – Holga Kilgore (Michelle Rodriguez)
  • Feiticeiro – Simon Aumar (Justice Smith)
  • Druida – Doric (Sophia Lillis)
  • Paladino – Xenk Yendar (Regé-Jean Page)
Filme traz várias referências ao RPG.
Da esquerda para direita: feiticeiro, paladino, druida, bardo e bárbara. Imagem: Paramount Pictures/Divulgação

Geografia de Forgotten Realms

Territórios existentes no universo ficcional do RPG aparecem no filme.
Costa do hemisfério norte de Faerün, continente de Forgotten Realms. Imagem: Wizards of the Coast/Divulgação

Dungeons & Dragons, o RPG, tem muitos cenários. No entanto, um deles é provavelmente o mais conhecido: Forgotten Realms. O filme é ambientado justamente neste universo. Tanto é que locais icônicos são citados. Um exemplo é Neverwinter, cidade que dá nome ao RPG online Dungeons & Dragons: Neverwinter (2013). Parte da ação do filme transcorre neste local.

Outra cidade mencionada em diálogos é Baldur’s Gate, que é também o título de MMORPG da franquia. Para completar, há menções a Waterdeep. Trata-se de outra célebre localidade de Forgotten Realms. Waterdeep também é conhecida como Cidade dos Esplendores.

publicidade

Devorador de intelecto (intellect devourer)

Devorador de intelecto é uma célebre criatura do RPG Dungeons & Dragons.
Monstro têm aparência bizarra e grande poder. Imagem: Paramount Pictures/Reprodução

A aparência não é exatamente intimidadora. Afinal, parecem apenas cérebros com quatro patas. No entanto, são bastante perigosos. Essas criaturas, que aparecem brevemente no filme, acabam não tendo o seu verdadeiro poder revelado. Alguns aventureiros das mesas de RPG já devem conhecer tais monstros.

Isso porque elas já estão presentes no jogo há muitas décadas, quase tão antigos quanto o próprio Dungeons & Dragons. A primeira aparição dos devoradores de intelecto foi no suplemento Eldritch Wizardry, de 1976.

Além utilizarem suas garras e tentáculo para atacar, os devoradores contam com poderes mentais que permitem estabelecer um elo psíquico com as vítimas. Caso tenham sucesso, realizam uma possessão. O possuído acaba por morrer após uma semana e devorador passa a controlar o corpo da vítima, e pode se passar por ela para atrair outras pessoas.

Inspiração de bardo

Bardo pode ser uma classe importante no RPG de Dugeons and Dragons.
Chris Pina interpreta o bardo Edgin. Imagem: Paramount Pictures/Divulgação

Certamente ele não é o mais forte. Além disso, não é o inteligente. Nem mesmo é o mais corajoso. Ainda assim, o bardo tem grande importância para um grupo de aventureiros. Isso vale no filme de D&D ou numa campanha de RPG. Isso porque, além da capacidade de soltar piadinhas e do elevado carisma, o bardo pode servir para motivar seus companheiros.

Assim, no RPG, os personagens dessa classe têm a habilidade chamada “inspiração de bardo”. Em resumo, o bardo pode motivar seus aliados com discursos e canções, por exemplo. Assim, durante o jogo, a inspiração do bardo pode contribuir para aumentar as chances de sucesso em um ataque contra uma criatura.

O mesmo ocorre no filme, quando o bardo Edgin (Chris Pine) consegue levantar o ânimo de seus companheiros, contribuindo para o sucesso em sua empreitada.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!