O notebook é um periférico bastante prático para levar o trabalho, estudo, e o lazer para diferentes cômodos da casa ou para viajar junto de você. Desta forma, as fabricantes de tecnologia desenvolvem diferentes máquinas para diferentes públicos e os consumidores precisam estar atentos, a fim de adquirir produtos que sejam adequados para o uso que pretendem desempenhar. A seguir, confira sete coisas para avaliar antes de comprar um notebook.

Leia mais:

publicidade

1. Processador

Processadores Intel de 12a geração
Divulgação: Intel

O processador é um dos principais pontos de avaliação quando se procura por um computador que entregue um bom desempenho. Isso porque o tipo de chip inserido no notebook fornece algumas informações cruciais sobre o funcionamento da máquina, como a capacidade de executar múltiplas tarefas ao mesmo tempo, consumo energético, e até indicam a presença de uma placa gráfica para o processamento e reprodução de imagens e vídeos. Desta forma, é importante pesquisar quais modelos de processadores atendem a sua necessidade e buscar por notebooks que detenham tal tecnologia.

2. Tecnologia de armazenamento interno

A tecnologia de armazenamento interno dos PCs consiste em, basicamente, dois tipos de hardware: HD e SSD. Ambos foram feitos para armazenar os arquivos da máquina (como vídeos, fotos, e documentos), mas enquanto o primeiro possui partes móveis que deixam o sistema mais lento para acessar os dados, o segundo possui formato em chip e disponibiliza os dados arquivados instantaneamente.

publicidade

Esta tecnologia também impacta em outras atividades dentro do PC, como na velocidade para abrir os programas ou ligar o dispositivo. Por isso, se você busca por uma máquina mais rápida, é ideal investir em um SSD. Contudo, se a velocidade do sistema é irrelevante e você não pretende desempenhar muitas tarefas, o HD pode ser indicado, pois possui um preço mais acessível e pode desempenhar tarefas leves.

3. Portabilidade

bolsa para notebook
Reprodução: Amazon

Uma das principais razões ao adquirir um notebook é a possibilidade de levá-lo para qualquer lugar. Se este for o seu caso, é imprescindível avaliar com cuidado as especificações técnicas que impactam diretamente na portabilidade do produto, como é o caso do peso e as dimensões do design.

publicidade

Notebooks desenvolvidos para usos cotidianos, como navegação básica e criação de documentos, costumam ser mais leves e fáceis de transportar. Isso se deve ao fato de que eles não detêm um sistema de hardware mais complexo que aumente o peso final dele, como ventoinhas ou chips muito grandes. Já no quesito design, os modelos com telas entre 12 e 14 polegadas são menores e ocupam menos espaço na mochila, além de terem –– geralmente –– laterais arredondas. Por isso, se o objetivo é uma máquina fácil de transportar, pode ser uma boa opção apostar em um modelo leve e com tela pequena.

4. Memória RAM

A memória RAM é um chip e funciona como uma assistente do processador, visto que também guarda informações necessárias para o funcionamento do sistema e auxilia na reprodução dos programas. Atualmente, o menor valor de memória RAM comercializado nos computadores é o de 4 GB, o que deve ser o bastante para navegação simples e demais tarefas não exigentes. Entretanto, se o usuário busca por um chip que ajude o processador a rodar programas mais pesados ou jogos com gráficos complexos, valores a partir de 16 GB podem ser mais indicados.

publicidade

5. Interface do teclado

homem mexendo no notebook
Reprodução: maxskyohm27626627/Vecteezy

A interface do teclado é uma das características que a maioria das pessoas desconsidera ao adquirir um notebook. Contudo, a forma como as teclas estão organizadas pode impactar diretamente na produtividade do seu estudo, trabalho ou lazer. Por exemplo: a presença de botões numéricos lateralizados facilita a digitação de algarismos, o que pode ser algo bom para quem costuma escrever com frequência; no entanto, isso deixa o teclado maior e pode não ser muito útil para o público gamer, pois costumam priorizar teclados pequenos para facilitar o alcance às teclas e aumentar o desempenho nos jogos.

6. Autonomia de bateria

Uma boa autonomia de bateria é um requisito obrigatório para quem pretende ficar longe das tomadas por muitas horas. Desta forma, é importante verificar a ficha técnica da máquina para entender quais testes foram realizados pela fabricante e por quanto tempo a bateria resistiu. A importância de analisar essas informações se justifica pelo tipo de rotina que você pretende exercer no computador: a edição de arquivos multimídia, uso de programas pesados, ou consumo de streaming são tarefas que demandam alto custo de carga e exercê-las em um notebook convencional obriga o usuário a recorrer à fonte de carregamento várias vezes ao dia. Por isso, é fundamental escolher um modelo que atenda à sua rotina sem deixá-lo na mão.

7. Sistema Operacional

Windows 11
Imagem: sdx15/Shutterstock

O sistema operacional é o software que a fabricante utiliza para o PC rodar e isso inclui detalhes como cores, forma de navegação, e programas. É importante prestar atenção nisso porque nem sempre os anúncios das lojas –– sejam físicas ou virtuais –– deixam claro qual software opera na máquina. Então, se você sempre usou um único sistema operacional a vida inteira, comprar um notebook com um programa diferente pode comprometer a sua experiência. Caso não esteja interessado em utilizar diferentes softwares, é importante prestar atenção no programa usado no PC que você vai comprar.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!