O Google anunciou nesta quinta-feira, 20 de abril, uma iniciativa para enfrentar o desemprego entre a população mais jovem. A empresa doará 120 mil bolsas integrais para cursos profissionalizantes em tecnologia, disponíveis na plataforma Coursera.

Os cursos abrangem quatro áreas:

  • Análise de dados
  • Gestão de projetos
  • Suporte de TI
  • UX Design

Cada um dos cursos têm cerca de 200 horas e podem ser feitos online, no ritmo de cada aluno.

Leia mais:

publicidade

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e o bettha.com serão responsáveis por selecionar os estudantes que receberão as bolsas do Google. Mulheres, pessoas pretas ou pardas, indígenas e pessoas dentro do grupo LGBTQIA+ terão prioridade no processo seletivo.

Essa iniciativa faz parte de um projeto do Google de entregar 500 mil bolsas em tecnologia até 2026. Na primeira edição do programa, a empresa distribuiu 30 mil bolsas integrais em parceria com o CIEE.

Maia Mau, diretora de marketing do Google Brasil, afirma que “os cursos têm um preço acessível, mas sabemos que precisamos fazer mais, principalmente no Brasil, onde os números do desemprego ainda são assustadores”.

Segundo os últimos dados do IBGE, quase um terço da população do país entre 18 e 24 anos está desempregada. Além disso, entre os desempregados, 13,7% são de mulheres e 13,3% de pessoas pretas. O objetivo do projeto é unir esforços para combater essa realidade, que é classificada por Maia como “ainda muito assustadora”.

A expectativa é de que a iniciativa ajude muitos jovens a adquirir novas habilidades e conhecimentos em tecnologia e, consequentemente, aumente suas chances de conseguir um emprego no mercado de trabalho.

Inscrição

  • Bolsas distribuídas pelo CIEE. Para se inscrever e obter mais informações, acesse este link.
  • Bolsas distribuídas pelo bettha.com. Interessados, podem saber mais e se inscrever neste link.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!