Há muito tempo se fala sobre como o comportamento do ser humano pode ocasionar a escassez de recursos naturais em nosso planeta. Hoje, esse momento parece estar cada vez mais próximo e a preocupação em poupá-los, mais emergente.

Leia mais:

publicidade

Felizmente, essa preocupação parece afetar mais pessoas. Por essa razão, inúmeras tecnologias têm sido criadas para recuperar (ou ao menos diminuir) o consumo desses recursos, a fim de que esse momento de escassez nunca chegue.

A pesquisa Tech Compass 2023 foi realizada pela empresa alemã Bosch com o objetivo de mapear a percepção das pessoas ao redor do planeta sobre o uso da tecnologia no combate às mudanças climáticas. 75% dos entrevistados acreditam que o progresso tecnológico pode tornar o mundo um lugar melhor.

publicidade

Isso se deve ao fato de que, por meio das inovações, é possível que novas formas de consumo se estabeleçam, outros materiais mais biodegradáveis sejam utilizados, o descarte seja feito de forma correta e, ainda, que haja opções mais sustentáveis de utilização de recursos. Para isso, as empresas devem investir em tecnologias que lhes permitam ser mais sustentáveis, assim como seus clientes. Dessa forma, terão também um retorno financeiro maior a longo prazo.

Pelo menos, é isso o que as pessoas acreditam no Brasil. Segundo esta mesma pesquisa, 82% dos entrevistados creem que quanto mais uma companhia se comprometer com tecnologias sustentáveis, mais sucesso econômico ela terá no futuro.

publicidade

Mas como podemos tornar o planeta mais sustentável com a tecnologia?

Essa pergunta pode ser respondida muitas vezes. No cenário atual, há inovações que podem monitorar hectares inteiros sem a necessidade de um deslocamento recorrente, reduzindo a emissão de CO2, um gás muito poluente.

  • Com drones, dá para atuar na prevenção de incêndios, contenção de desmatamento, fiscalização da exploração madeireira e ainda contribuir com o mapeamento de espécies de árvores e outras plantas e aferição do volume de vegetação.
  • Outro recurso importante que já vem recebendo atenção é a água, uma vez que apesar do planeta ser 70% coberto por ela, enfrentamos uma crise hídrica. Por essa razão, existem soluções que transformam umidade do ar, a água do mar e da chuva em água limpa e potável.
  • Há também iniciativas que utilizam substâncias que demorariam anos para se decompor, como é o caso do plástico, em tijolos ou piso por meio da tecnologia. Esta foi uma saída utilizada para além da conscientização para a diminuição do seu consumo em canudos, sacolas, copos, etc.
  • Por fim, mas não menos importante, temos o uso amplo de Big Data. Esse método de captação, gerenciamento e armazenamento de dados permite que áreas inteiras sejam analisadas e comparadas ano a ano.  Com a Inteligência Artificial, essa análise fica ainda mais precisa, permitindo que medidas sejam tomadas mais rapidamente,

Todos esses exemplos podem nos ajudar a salvar o mundo, mas cabe a cada um fazer a sua parte. Já existem hoje aplicativos que te ajudam a reduzir o consumo de água. É possível optar por utilizar meios digitais para salvar documentos e arquivos importantes, imprimindo apenas o necessário, entre outras atitudes que nos permitem contribuir com o meio ambiente.

publicidade

Não vamos deixar essa importante missão apenas para as empresas. Façamos bom uso das tecnologias disponíveis para salvar o nosso planeta!

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!