Existe um pensamento que diz que não é o mais forte ou o mais inteligente que vence, mas sim aquele que consegue se adaptar melhor. Não podemos ignorar essa máxima diante das transformações que vivemos em nossa sociedade e que impactam diretamente o mercado. Sendo assim, a tecnologia chega para nos ajudar e trazer inúmeros benefícios.

Leia mais:

publicidade

Inclusive, as empresas saem ganhando quando investem em soluções que as mantêm competitivas e prontas para enfrentarem os desafios que vierem pela frente. Nos últimos tempos, o que mais vemos são companhias se empenhando em facilitar os processos, trazer mais inteligência frente aos seus negócios e, claro, apostar em automatização.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Salesforce, 91% das empresas desejam automatizar processos de negócios. A demanda por tecnologias deste tipo é particularmente alta nos departamentos de pesquisa e serviços administrativos, em que, respectivamente, 39% e 38% desses setores consideram a automação de processos como vital para o desenvolvimento do negócio.

publicidade

Esse é um tipo de investimento que:

  • Reduz erros e retrabalho
    Aumenta a eficiência e produtividade
  • Diminui custos operacionais
  • Melhora a qualidade do serviço prestado ao cliente
  • Traz agilidade na execução de tarefas repetitivas e rotineiras
  • Proporciona maior capacidade de processamento de dados
  • Possibilita a integração com outros sistemas e tecnologias (até as que não possuem opção de integrações nativas, como APIs)
  • Libera tempo e recursos para atividades que exigem habilidades humanas, como criatividade e tomada de decisão.

Atual cenário

Embora saibamos dos inúmeros benefícios, muitas empresas ainda acham que automatizar é algo para um setor específico e se esquecem que pode ser adotada em diversas áreas do mercado, principalmente para aquelas que possuem processos repetitivos, morosos e rotineiros.

publicidade

A vantagem é que o mercado vem convergindo tudo isso para a Hyperautomação, que é a integração das soluções de automação (RPA) com outras ferramentas inteligentes e agregadoras, tais como inteligência artificial e aprendizado de máquina para automatizar processos complexos e tomadas de decisão, permitindo uma maior eficiência e redução de erros.

Além disso, há também a automação cognitiva, que utiliza tecnologias de inteligência artificial para automatizar tarefas que exigem interpretação de dados não estruturados, como análise de documentos e reconhecimento de imagens. Tudo isso permite que os processos sejam concluídos de forma mais eficiente, com menor intervenção humana. Não é à toa que 80% das empresas adotarão automação inteligente até 2025, segundo pesquisa da Analytics Insight.

publicidade

O mesmo estudo ainda mostra que mais de 50% das grandes empresas do mundo que automatizaram processos, como, JP Morgan, ANZ Bank e Netflix, viram sua eficiência de negócios crescer de 20% a 60%.

No entanto, vários segmentos ainda deixam essas informações passarem despercebidas e perdem espaço no mercado, uma vez que não estão agilizando os trâmites internos por meio da iniciativa de automação e otimização de processos, desonerando seus colaboradores com processos mais inteligentes e cognitivos.

Os segmentos que mais procuram automação são o setor financeiro, como bancos e seguradoras, indústria de manufatura e produção, serviços de logística e transporte, health, varejo, setor público, companhias de tecnologia da informação e serviços de telecomunicações e energia.

Automatizar processos é algo estratégico

Cada empresa precisa entender qual a dor que tem internamente e que merece ser automatizada. Entretanto, é preciso deixar claro que essa tecnologia pode ser empregada em qualquer setor.

Mas, como toda mudança, todos precisam estar cientes que muitas coisas serão diferentes dentro da companhia a partir do momento que se adota a automação. Por isso, é necessário se preparar.

Não dá para querer resultados da noite para o dia, embora muitas vezes aconteça. É necessário lembrar que esse é um processo gradativo e que precisa de um tempo de adaptação.

Por fim, as empresas precisam participar do movimento de inovação; caso contrário, ficarão para trás. A automação facilita o dia a dia delas e promove um olhar diferenciado em todo o negócio.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!