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Durante a pandemia, Ben Parker decidiu deixar o cargo de engenheiro na Tesla e alugou um motorhome para viajar. Durante o percurso, ele começou a pesquisar sobre veículos recreativos (ou RVs na sigla em inglês) e decidiu apostar na ideia usando o seu conhecimento sobre carros elétricos.
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Em seu tempo livre, Parker também percebeu que havia demanda por trailers sustentáveis em meio aos 500 mil motorhomes vendidos anualmente só nos EUA.
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Quando trabalhava em no sistema de baterias para o novo trailer, ele convenceu outro ex-engenheiro da montadora a embarcar no plano, Toby Kraus. Juntos, a dupla fundou a startup Lightship.
Como é o trailer elétrico?
- O primeiro protótipo de RV elétrico da empresa foi revelado recentemente.
- O modelo conta com painéis solares no teto e uma bateria grande o suficiente que consegue literalmente “empurrar” o trailer na estrada.
- Isso ajuda a economizar combustível do caminhão ou picape de reboque, já que o trailer depende de outro veículo para se locomover.

- Chamado de L1, o veículo pode alimentar todos os aparelhos a bordo sem a necessidade de geradores ou gás propano.
- O RV é grande, com cerca de 8,2 metros de comprimento, 2,4 metros de largura.
- O topo do trailer pode atingir até 3 metros de altura com o carro parado para acampar. Na estrada, o teto abaixa para melhorar a aerodinâmica.
- A meta era projetar um veículo melhor que outras opções a combustão, dizem os fundadores da empresa.
Para que um produto elétrico se torne popular, ele deve fornecer uma experiência de uso e propriedade fundamentalmente melhor do que os produtos já existentes. Uma das coisas que nos deixou entusiasmados quando definimos o projeto para o L1 foi a percepção de que ele poderia fornecer uma experiência melhor para o mercado atual de RVs rebocados com um caminhão a gasolina ou a diesel
Ben Parker, cofundador da Lightship
Projetar o primeiro modelo foi um desafio diferente de construir um carro elétrico, dizem os criadores. “Estamos construindo um RV, mas também é uma residência”, disse Parker. “Você tem que pensar em todas as considerações de design para torná-lo um espaço realmente agradável por dentro.”
Janelas panorâmicas cercam o veículo, dando destaque ao que está do lado de fora (o dono pode apertar um botão que escurece o vidro para ter mais privacidade):

Uma sala na outra extremidade pode se converter em quarto. Já a cozinha completa inclui: geladeira sob o balcão e lava-louças.

Por fim, vale destacar que outras empresas também estão trabalhando para lançar motorhomes elétricos, uma delas é a Winnebago.
Quanto custa e quando lança?
Com preço de partida de US$ 125 mil (R$ 634 mil na cotação atual), a Lightship espera começar a fabricar o L1 no fim de 2024.
A empresa diz que quer alcançar clientes que ainda não possuem outros veículos elétricos e “construir uma porta de entrada para a eletrificação”, diz Parker.
Via: Fast Company
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