Durante a pandemia, Ben Parker decidiu deixar o cargo de engenheiro na Tesla e alugou um motorhome para viajar. Durante o percurso, ele começou a pesquisar sobre veículos recreativos (ou RVs na sigla em inglês) e decidiu apostar na ideia usando o seu conhecimento sobre carros elétricos.

Em seu tempo livre, Parker também percebeu que havia demanda por trailers sustentáveis em meio aos 500 mil motorhomes vendidos anualmente só nos EUA.

Leia mais:

Quando trabalhava em no sistema de baterias para o novo trailer, ele convenceu outro ex-engenheiro da montadora a embarcar no plano, Toby Kraus. Juntos, a dupla fundou a startup Lightship.

publicidade

Como é o trailer elétrico?

  • O primeiro protótipo de RV elétrico da empresa foi revelado recentemente.
  • O modelo conta com painéis solares no teto e uma bateria grande o suficiente que consegue literalmente “empurrar” o trailer na estrada.
  • Isso ajuda a economizar combustível do caminhão ou picape de reboque, já que o trailer depende de outro veículo para se locomover.
No topo do RV, os painéis solares ficam nivelados com o teto para torná-lo mais aerodinâmico. Imagem: Divulgação/Lightship
  • Chamado de L1, o veículo pode alimentar todos os aparelhos a bordo sem a necessidade de geradores ou gás propano.
  • O RV é grande, com cerca de 8,2 metros de comprimento, 2,4 metros de largura.
  • O topo do trailer pode atingir até 3 metros de altura com o carro parado para acampar. Na estrada, o teto abaixa para melhorar a aerodinâmica.
  • A meta era projetar um veículo melhor que outras opções a combustão, dizem os fundadores da empresa.

Para que um produto elétrico se torne popular, ele deve fornecer uma experiência de uso e propriedade fundamentalmente melhor do que os produtos já existentes. Uma das coisas que nos deixou entusiasmados quando definimos o projeto para o L1 foi a percepção de que ele poderia fornecer uma experiência melhor para o mercado atual de RVs rebocados com um caminhão a gasolina ou a diesel

Ben Parker, cofundador da Lightship

Projetar o primeiro modelo foi um desafio diferente de construir um carro elétrico, dizem os criadores. “Estamos construindo um RV, mas também é uma residência”, disse Parker. “Você tem que pensar em todas as considerações de design para torná-lo um espaço realmente agradável por dentro.”

Janelas panorâmicas cercam o veículo, dando destaque ao que está do lado de fora (o dono pode apertar um botão que escurece o vidro para ter mais privacidade):

Imagem: Divulgação/Lightship

Uma sala na outra extremidade pode se converter em quarto. Já a cozinha completa inclui: geladeira sob o balcão e lava-louças.

Imagem: Divulgação/Lightship

Por fim, vale destacar que outras empresas também estão trabalhando para lançar motorhomes elétricos, uma delas é a Winnebago

Quanto custa e quando lança?

Com preço de partida de US$ 125 mil (R$ 634 mil na cotação atual), a Lightship espera começar a fabricar o L1 no fim de 2024.

A empresa diz que quer alcançar clientes que ainda não possuem outros veículos elétricos e “construir uma porta de entrada para a eletrificação”, diz Parker.

Via: Fast Company

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!