O Spotify registrou um feito inédito no primeiro trimestre de 2023. Segundo a empresa, mais de 515 milhões de pessoas usaram o serviço de streaming mensalmente, um salto de 22% em relação ao mesmo período do ano passado.

O CEO Daniel Ek apontou durante o anúncio de resultados nesta terça-feira (25) que o crescimento representa o segundo maior trimestre da história da plataforma e superou todas as expectativas. 

publicidade

Leia mais:

Resultados do Spotify no primeiro trimestre

  • Os assinantes pagos do Spotify são 210 milhões, um crescimento ano a ano de 15%.
  • Em contrapartida, a companhia também registrou prejuízo líquido de US$ 248 milhões.
  • No mesmo período do ano anterior, o Spotify obteve lucro líquido de US$ 145 milhões.
  • A receita média por usuário também caiu 1%, para US$ 4,77, provavelmente resultado de descontos oferecidos para atrair clientes em novos mercados.
Spotify
Imagem: Yalcin Sonat/Shutterstock

Cursioamente, o Spotify atingiu a marca durante um trimestre conturbado e de cortes de custos. Em janeiro, a empresa anunciou que demitiria 6% da sua força de trabalho global (cerca de 600 funcionários). A companhia também confirmou o fim de alguns projetos, incluindo o Spotify Live, um app nos moldes do Clubhouse, e o joguinho de música Heardle, inspirado no Wordle.

publicidade

Daniel Ek disse durante a última teleconferência de resultados que as prioridades do Spotify para 2023 são: velocidade e eficiência.

E o Spotify HiFi?

Mais uma vez, a empresa não mencionou quando o HiFi, com áudio de alta qualidade, será lançado. Anunciado há mais de dois anos, a promessa era oferecer um plano de áudio sem perdas na plataforma de streaming com qualidade de CD. 

publicidade

Rumores indicam que o HiFi está pronto, mas os planos originais do Spotify de cobrar mais pela novidade foram prejudicados por seus principais rivais: a Apple e a Amazon, que oferecem basicamente o mesmo sem cobrar nada a mais dos assinantes.

No fim do dia, o Spotify ainda é considerado o maior em número de assinantes pagos entre qualquer serviço de streaming de música. Em termos de usuários ativos mensais, os 515 milhões do Spotify se comparam aos mais de dois bilhões de pessoas que o YouTube diz que visitaram sua plataforma para consumir música desde 2020. Um número discutível, já que o aplicativo do Google é principalmente um serviço de conteúdo em vídeo que também inclui músicas no YouTube Music.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!