Outra empresa de tecnologia foi vítima da onda de demissões do Vale do Silício. Foi anunciado nesta segunda-feira (23) que o Spotify irá demitir cerca de 600 funcionários, o que representa 6% da companhia. Existe uma estimativa de que ela terá que pagar de € 35 a € 45 milhões em encargos relacionados a indenizações.  

Os desligamentos foram anunciados nesta manhã, o que confirmou os boatos deste final de semana. Um porta-voz da empresa disse que as demissões serão em todos os departamentos do Spotify, segundo informações. 

publicidade

Leia mais:

O Spotify informou ainda que Dawn Ostroff, diretora de negócios de conteúdo e publicidade, deixará a empresa como parte de uma reorganização mais ampla. Quem assumirá o cargo serão Alex Norström, atual diretor de negócios freemium, e Gustav Söderström, atual diretor de pesquisa e desenvolvimento, que terão responsabilidades adicionais como co-presidentes da empresa. 

publicidade

A gigante do streaming de música tem cerca de 9.800 funcionários, de acordo com os seus relatórios de lucro do último trimestre. Infelizmente, outros desligamentos já foram feitos, em outubro de 2022, 38 funcionários de seus estúdios de podcast Gimlet Media e Parcast foram demitidos. 

Durante a pandemia do COVID-19 as empresas de tecnologia, em geral, tiveram um grande aumento em suas demandas, o que ocasionou em um acréscimo rápido de contratações. Porém, elas foram forçadas a fazer reduções em resposta à receita de publicidade e uma perspectiva de econômica instável. 

publicidade

Embora o Spotify seja prejudicado pelo enfraquecimento das condições econômicas e pelo fortalecimento do dólar, a empresa pode seguir o exemplo de uma de suas concorrentes, a Apple Music, e aumentar seus preços, segundo analistas. 

“Embora tenhamos feito grandes progressos na melhoria da velocidade nos últimos anos, não nos concentramos tanto na melhoria da eficiência”, escreveu o CEO Daniel Ek em um post de blog sobre as demissões. “Ainda gastamos muito tempo sincronizando estratégias ligeiramente diferentes, o que nos atrasa. E em um ambiente econômico desafiador, a eficiência assume maior importância”.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!