O Uber está no Brasil desde 2014 e é um dos principais aplicativos de corridas do país: o usuário acessa o celular e solicita uma viagem (de carro ou moto) para o local escolhido, pagando a taxa da corrida logo em seguida. Contudo, pouquíssimas pessoas sabem como o app calcula o preço da corrida e em quais requisitos ele se baseia. Por isso, resolvemos explicar como essa cobrança é feita.

Leia mais:

publicidade

Como o preço da viagem no Uber é calculado?

Pessoa segurando celular e prestes a confirmar viagem no Uber
Reprodução: charlesdeluvio/Unsplash

Para o aplicativo Uber funcionar com mais eficácia, o usuário precisa ligar a localização do seu celular e permitir que o app a acesse. Com base neste dado, o Uber vasculha toda a área ao redor do usuário e procura pelos veículos mais próximos que aguardam a oportunidade de transportar um passageiro. A partir disso, o app considera os seguintes aspectos para adicionar no valor final:

  • Média de duração da viagem por minuto percorrido;
  • Média de quilômetros percorridos até o destino final;
  • Distância do motorista até o usuário;
  • Dia e horário em que o Uber foi solicitado (se é feriado ou se já está de noite);
  • Demanda de motoristas no local (se há muitas ou poucas opções de veículos);
  • Índice de tráfego na região (presença de engarrafamento, por exemplo), etc.

É importante informar que cada corrida possui um preço base e os requisitos acima são adicionados a este valor. Outras taxas também podem ser aplicadas até o final da corrida, como quando o carro trafega por pedágios ou quando as cidades cobram um valor específico para o Uber funcionar legalmente e este valor acaba pesando na tarifa da corrida.

publicidade

Demais valores que também impactam no valor da viagem ou na experiência do usuário é a modalidade escolhida para se transportar: seja moto ou em carro (X, Comfort, Black, SUV, etc.).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!