Vacina bivalente da Covid: apenas 16% da população se imunizou

Todos os maiores de 18 anos podem tomar a vacina bivalente contra a Covid-19. Organização depende de estados e municípios
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 26/04/2023 15h49
Enfermeiro carregando dose da vacina bivalente contra Covid numa agulha de injeção
Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Ministério da Saúde liberou a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 para toda a população com mais de 18 anos, a partir desta segunda-feira (24), devido à baixa adesão à campanha. 37 milhões de imunizantes estão parados nos estoques e apenas 16% do público-alvo se imunizou.

Leia mais:

Campanha da vacina bivalente

  • Em dois meses, apenas 16,3% da população se dirigiu aos postos para receber a dose extra.
  • A vacina bivalente oferece uma proteção adicional contra o vírus e suas mutações, e o Olhar Digital já falou sobre ela aqui.
  • O público-alvo inicial da campanha da vacina bivalente era de 61 milhões de pessoas. 52 milhões faziam parte da 1ª fase, que incluía trabalhadores de saúde e grupos de risco, como idosos, grávidas, puérperas, e imunossuprimidos.
  • Pouco mais de um mês após a fase inicial, iniciada em 27 de fevereiro, o governo federal ampliou o público-alvo e incluiu quem tem comorbidades — 9 milhões de pessoas.
  • Porém, do total da população, até agora, apenas 10 milhões de brasileiros receberam o imunizante, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados no fim da semana passada.
  • 8,1 milhões de doses foram aplicadas em idosos acima de 60 anos.
  • A Pfizer, uma das fornecedoras, afirmou que entregou ao governo 47,6 milhões de doses da vacina bivalente.
  • Isso significa que 37 milhões ainda estão paradas nos estoques, aguardado o uso.
  • De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a validade das vacinas é de 18 meses após a fabricação.

Ampliação da campanha

A ampliação na campanha veio tanto pela disponibilidade de vacinas em estoque quanto pela necessidade de imunização de mais parcelas da população, frente às novas variantes do coronavírus.

Agora, pessoas acima de 18 anos que tenham tomado pelo menos duas doses da vacina monovalente (CoronaVac, Astrazeneca ou Pfizer) há pelo menos quatro meses desde a última aplicação podem comparecer aos postos de saúde. 97 milhões de brasileiros são esperados nessa fase. A organização depende de estados e municípios.

Menores de 17 anos devem continuar recebendo a dose de reforço com a vacina monovalente disponível. Crianças de 6 meses a 4 anos já podem tomar três doses da Pfizer Baby.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.