A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (26) o lançamento de um data center na Polônia, país do Leste Europeu. A novidade foi divulgada pelo presidente da empresa na Europa, Oriente Médio e África (EMEA), Jean-Philippe Courtois, durante o Congresso Econômico Europeu na cidade de Katowice.
O comunicado não é, no entanto, uma surpresa, visto que a empresa já havia anunciado, em 2020, um plano de transformação digital de US$ 1 bilhão para a Polônia, incluindo acesso a serviços de nuvem locais com a primeira região de data center. Conforme nota oficial divulgada na época, a iniciativa de investimento se estenderá por sete anos.
Leia mais!
- Microsoft registra crescimento acima do esperado em seus ganhos
- Como usar a função concatenar no Excel
- Elon Musk ameaça processar a Microsoft; entenda
Tenho orgulho de anunciar nosso investimento de US$ 1 bilhão na transformação digital contínua da Polônia e no desenvolvimento do ‘Vale Digital Polonês’. O anúncio de hoje se baseia em nossa presença de quase 30 anos no país. A nuvem de escala global da Microsoft na Polônia permitirá um uso cada vez mais amplo, implementação mais rápida e mais benefícios para as instituições públicas e empresas em setores críticos, juntamente com a próspera comunidade de startups da Polônia.
Jean-Philippe Courtois, presidente da empresa na Europa, Oriente Médio e África (EMEA), em 2020.
Data center da Microsoft na Índia
Em um dos seus investimentos mais recentes, a Microsoft também anunciou seu quarto data center na Índia. A iniciativa acompanha o rápido crescimento no consumo de conteúdo digital no país.
Quem revelou a novidade foi o chefe da companhia em solo indiano, Anant Maheshwari. O executivo, apesar de não confirmar valores, também destacou na época que a Microsoft iria realizar outros investimentos de longo prazo no país, já que ele se trata de um dos mercados mais importantes para a gigante de software.
Atualmente, a Microsoft opera mais de 200 data centers em todo o mundo, e suas operações e planos em torno dos centros de processamento de dados abrange 34 países.
Com informações da Reuters
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!