Muita gente não dá importância, mas há muita diferença entre um teclado comum e os teclados mecânicos. Para além do preço mais elevado, existem significativos aspectos que fazem dos modelos mecânicos uma opção interessante e mais confortável, para diferentes estilos de usuários. A seguir, falaremos sobre o que diferencia esses dois tipos de periféricos e explicaremos por que, afinal, os teclados mecânicos são melhores.

Leia mais:

Teclados tradicionais

Antes de falarmos sobre os teclados mecânicos, vale explicarmos melhor o que são os teclados tradicionais. Os modelos mais populares, que a maioria das pessoas tem em casa ou no trabalho, são os chamados teclados de membrana.

Teclado Macbook
Geralmente, teclados de notebooks são do tipo membrana, em razão do tamanho compacto dos modelos. Imagem: blackzheep/Shutterstock

Caso você já tenha desmontado um desses modelos, já deve ter visto uma espécie de membrana de aparência emborrachada que fica abaixo das teclas. Essa membrana geralmente é feita de silicone e tem contatos eletrônicos para cada tecla. Ao digitar algo, as camadas entram em contato e fecham o circuito, que envia o comando para o PC. Então, o dispositivo interpreta esse sinal conforme a tecla pressionada.

publicidade

Populares e baratos, esses modelos podem ser encontrados por preços bem modestos, por volta de R$ 15 os mais em conta. O padrão de membrana também é o mais frequentemente utilizado em notebooks, já que ocupa menos espaço.

Teclados mecânicos

Existem diversas opções de teclados mecânicos.
Teclados mecânicos são opção procurada sobretudo por gamers e pessoas que digitam bastante. Imagem: Deltaco/Divulgação

Como vimos, os teclados de membrana têm uma camada de silicone que possibilita o acionamento das teclas. Por sua vez, os teclados mecânicos contam com switches (interruptures) para cada tecla. Trata-se de uma estrutura mecânica que, ao ser ativada, envia o sinal correspondente para o PC.

Entre as diferenças existentes entre os dois padrões, uma das mais evidenciadas é o conforto. A tecla mecânica exige menos força durante a digitação. Inclusive, existem teclados com variados tipos de switches, que proporcionam sensações distintas durante o ato de digitar. Há opções mais “leves” e silenciosas, outras mais “duras” e barulhentas, similares ao teclado de uma máquina de escrever, por exemplo.

Um teclado mecânico no qual todas as teclas são peças de Lego
Um teclado mecânico no qual todas as teclas são peças de Lego. Imagem: MelGeek/Divulgação

Eficiência para gamers

Enquanto a questão do conforto é mais valorizada por quem passa muito tempo digitando, como jornalistas ou programadores, há vantagens mais sentidas pelos gamers. Por exemplo: o tempo de resposta dos teclados mecânicos é bem menor que o dos teclados tradicionais, o que pode fazer diferença em jogos.

Precisando de um teclado novo? Explicamos por que os teclados mecânicos são melhores em relação aos modelos tradicionais.
Corsair K100 é um exemplo de teclado mecânico voltado para segmento gamer. Imagem: Corsair/Divulgação

No entanto, é importante destacar que existem também os teclados mecânicos ópticos, ou foto-ópticos. Nesse caso, o pressionamento das teclas tem uma resposta ainda mais rápida que o dos modelos mecânicos tradicionais. Isso ocorre porque é utilizada a luz para detectar o movimento das teclas.

Outro ponto a ser considerado é que o padrão mecânico evita o chamado efeito ghosting. Esse problema ocorre quando o teclado acaba por ignorar um comando realizado quando três ou mais teclas são pressionadas simultaneamente. Ou seja: mais uma situação que pode arruinar uma jogada decisiva em uma partida competitiva, por exemplo.

Outras vantagens dos teclados mecânicos:

  • Maior durabilidade: de 70 a 80 milhões de cliques por tecla, enquanto teclados de membrana ficam por volta de 20 milhões de cliques.
  • Permite a utilização simultânea da várias teclas, sem perdas.
  • Torna a digitação mais rápida e eficiente.
  • Possibilidades de customização do teclado, com diferentes teclas e variados padrões de switches.

Talvez a grande desvantagem dos teclados mecânicos ainda seja o preço consideravelmente mais elevado em relação aos modelos tradicionais. As opções mais baratas custam a partir de R$ 150, em média.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!