A chinesa GWM divulgou, nesta quinta-feira (27), como será a operação de sua primeira fábrica brasileira, localizada em Iracemápolis (SP).

Durante cerimônia realizada dentro da nova planta da montadora, o vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, fez o anúncio oficial da data de estreia da linha de montagem da GWM.

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Em pronunciamento realizado ao lado do CEO Américas da GWM, James Yang, Alckmin confirmou que o início das atividades da fábrica será em 1º de maio de 2024.

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O vice-presidente e ministro divulgou ainda os detalhes da operação da fábrica, a primeira do Brasil dedicada exclusivamente à produção de veículos híbridos e EVs e a maior da GWM no Ocidente.

A partir do primeiro semestre de 2023, a planta iniciará projeto de modernização e ampliação da linha de montagem. Os planos da montadora preveem que a fábrica de Iracemápolis terá sua capacidade ampliada de 20 mil veículos por ano para 100 mil, possibilitando a geração de aproximadamente dois mil empregos diretos, segundo a empresa.

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Além de almejar popularizar carros eletrificados no País, o futuro aumento da capacidade também visa transformar a planta em polo de exportação de EVs para toda a América Latina.

A neoindustrialização do Brasil passa necessariamente pela descarbonização e pela inovação, pela criação de meios de produção mais sustentáveis e eficientes. Há sinergia entre este projeto de desenvolvimento de tecnologia da indústria automotiva brasileira conduzido pela GWM e o pensamento do governo brasileiro.

Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em evento da GWM

Os recursos necessários para a ampliação da fábrica, contratação de colaboradores e início da produção fazem parte do plano de investimento de R$ 10 bilhões que a GWM destinou para a operação brasileira, com prazo de duração de dez anos, anunciado pela companhia em janeiro de 2022.

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Segundo a GWM, sua decisão de produzir apenas modelos híbridos e elétricos em sua primeira planta no Brasil faz parte de seu compromisso global de atingir a neutralidade de carbono em todos os seus mercados até 2045.

GWM apresentou a Poer com vice-presidente Geraldo Alckmin (Imagem: Divulgação/GWM)

Estreias: SUV e Poer, 1 primeira picape híbrida do Brasil

Logo de cara, a GWM vai fabricar dois novos veículos no País: um SUV e uma picape, batizada de Poer, ambos modelos híbridos, que vão compartilhar as mesmas plataforma e motorização.

Eles serão exportados para toda a América Latina e estão sendo adequados para nossos mercado e estradas, especialmente motorização, suspensão, direção e conectividade. Confira detalhes dos veículos:

  • A picape será flex;
  • A Poer brasileira será uma reestilização da versão chinesa;
  • Ela será mais alta que Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Nissan Frontier (especificações serão passadas no futuro);
  • Tanto a Poer como o SUV terão motor 2.0 turboflex elétrico;
  • O SUV terá tração 4×4, com construção de carroceria sobre chassi, de nome “Tank”;
  • A picape será o primeiro flex do mundo desenvolvido pela GWM;

No futuro, a montadora também pretende oferecer no mercado brasileiro híbridos tradicionais, plug-in, EVs e movidos a hidrogênio.

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