Pesquisadora de política ambiental Leah Stokes mudou um roteiro comum de mudança climática – soluções devem incluir ações individuais para reduzir pegada de carbono – para uma prescrição de política mais simples: “eletricidade limpa mais eletrificação”. Leah ministrou uma palestra sobre o assunto na conferência SXSW, em Austin, no Texas (EUA).

“Não estou dizendo a vocês ‘não sequem suas roupas, não cozinhem sua comida, não dirijam a lugar nenhum’”, disse Stokes, que também é professora da Universidade da Califórnia. “Vá em frente, meus amigos! Mas vamos fazer isso em um sistema que não emita poluição no caminho”.

publicidade

Leia mais:

Como enfrentar mudanças climáticas

Duas meninas em protesto sobre mudanças climáticas
‘Pó de pirlimpimpim não vai resolver isso’, diz placa de criança em protesto sobre mudanças climáticas (Imagem: Garry Knight/Flickr)

O primeiro passo é simplesmente não comprar mais eletrodomésticos e carros movidos a combustíveis fósseis, substituindo-os por alternativas elétricas. Entram aqui mudanças de forno a gás para elétrico até de carro com combustão interna para EV (veículo elétrico).

publicidade

Exemplos citados não apenas geram poluição de carbono diretamente, mas são menos eficientes do que suas alternativas elétricas. “Toda vez que uma dessas máquinas morre, precisa de uma substituição de combustível limpo”, disse Stokes.

Efeito multiplicador nesses investimentos individuais vem da desativação contínua de usinas movidas a combustíveis fósseis e sua substituição por fontes renováveis. “Tenho outra notícia legal para você: essas máquinas ficam mais limpas a cada ano”, acrescentou a pesquisadora.

publicidade

Palestra da professora da Universidade da Califórnia representa mudança para o que você pode chamar de agenda da abundância, para usar frase popular entre defensores como o investidor de energia limpa Ramez Naam. Ele contrasta com tons de culpa e autoprivação da abordagem da pegada de carbono – um conceito em si parcialmente popularizado por uma campanha publicitária.

Importância do foco

Homem em protesto sobre mudanças climáticas
Matemática fatalista pode induzir ao desespero; por isso, defensores da causa buscaram outras abordagens (Imagem: Garry Knight/Flickr)

Obsessão com pegadas de carbono pessoais pode desviar atenção das indústrias de combustíveis fósseis. Além disso, fazer essa matemática pode induzir ao desespero. Em 2008, pesquisadores do MIT calcularam que mesmo “um sem-teto que comia em refeitórios e dormia em abrigos para sem-teto” nos EUA teria uma pegada de carbono anual de mais de nove toneladas.

publicidade

Isso levou defensores do clima, como Bill Nye, a apontar que votar em candidatos ambientalmente inteligentes que podem pressionar por mudanças sistêmicas representa uma resposta muito mais eficaz do que reciclar ou comer menos carne.

Mais recentemente, isso levou a outra mudança no pensamento sobre clima. Os especialistas estão cada vez mais fazendo questão de rejeitar a visão “doomista” de que a humanidade já está cozida.

“Acho que alguns antigos defensores do clima foram marginalizados pela depressão climática”, disse Michael Mann, diretor do Penn Center for Science, Sustainability and the Media da Universidade da Pensilvânia.

Essa visão pessimista não é apenas paralisante, mas também desatualizada: não precisa inventar coisas novas para eliminar combustíveis fósseis.

Alternativas que já existem

Montagem com instrumentos geradores de energia eólica e solar
Hoje em dia, energia solar e eólica são alternativas mais barata para geração de energia em países (Imagem: Maria Maltseva/Pixabay)

A energia eólica e solar são agora as opções mais baratas para eletricidade na maioria dos países. E os veículos elétricos estão acelerando para superar preços de etiqueta de veículos a gás nos EUA, além de já custarem menos para operar.

Tudo isso torna tecnologia limpa uma escolha economicamente viável, mesmo que alguns líderes políticos façam o possível para não exagerar nos números da energia renovável.

O único obstáculo no momento é a política, não a física nem a tecnologia.

Michael Mann, diretor do Penn Center for Science, Sustainability and the Media da Universidade da Pensilvânia

Relatório mais recente do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) expôs questões de forma direta: “Existem várias opções viáveis ​​e eficazes para reduzir emissões de gases de efeito estufa e se adaptar às mudanças climáticas causadas pelo homem. E elas estão disponíveis agora”.

Isso é uma resposta ao desempenho do relatório de 2018 do IPCC. Documento pediu corte de emissões de carbono de 40 a 60% até 2030. Mas tornou-se acelerador do pessimismo quando a cobertura da mídia esmagou essa prescrição em “12 anos para salvar o planeta”.

Luta (também) contra pessimismo

Chaminés de fábrica soltando fumaça
Defensores da causa relacionada às mudanças climáticas perceberam que descrever problemas sem sugerir soluções levava ao pessimismo (Imagem: Robert S. Donovan)

Mann diz que percebeu que a mentalidade pessimista havia se tornado um problema depois de algumas de suas próprias palestras. “As pessoas me diziam que ficavam deprimidas depois. Eu estava descrevendo o problema, mas não as soluções”, disse.

Stokes tem trabalhado com uma organização sem fins lucrativos voltada para soluções chamada Rewiring America para dissipar desânimo. “A desgraça é contraproducente do ponto de vista psicológico”, diz a chefe de comunicação da Rewiring, Sarah Lazarovic. “Sabemos que está profundamente enraizado no giro do combustível fóssil e nas relações públicas”, acrescentou.

Este grupo – patrocinado pelo Windward Fund, organização ambientalista que não divulga seus doadores – trabalha para explicar como eletrificar coisas domésticas tira proveito do aumento da energia renovável. “Ainda podemos ter nossa qualidade de vida, mas usar metade da energia”, diz Lazarovic.

Ajuda o fato de que a Lei de Redução da Inflação agora oferece incentivos fiscais generosos para eletrificação, possibilidades que a Rewiring pretende tornar mais detectáveis ​​com uma calculadora de economia.

Porém…

Pessoas carregando modelo inflável da Terra em manifestação sobre mudanças climáticas
Embora humanidade não seja extinta, situação vai piorar para muitas pessoas por conta das mudanças climáticas (Imagem: Ted Eytan)

Esses defensores permanecem com os olhos bem abertos sobre a situação – incluindo que, embora humanidade não seja extinta, situação vai piorar para muitos humanos, mesmo nos melhores cenários para adoção renovável. E alguns obstáculos não podem ser resolvidos tão rapidamente com engenharia melhor ou crédito fiscal.

Um deles é o custo inicial de um novo EV ou aquecedor elétrico de água. Em sua palestra no SXSW, Stokes disse que a compensação de carbono mais eficaz não seria empresas plantando árvores, mas subscrevendo essas melhorias para populações de baixa renda.

Outro são os regimes que podem ignorar demandas de economia limpa porque não precisam responder aos eleitores. Ou organizaram a política para que precisem responder apenas aos eleitores que escolherem. Mann vê isso como risco tanto no exterior quanto nos EUA.

Não há caminho para uma ação climática significativa que não passe pela democracia.

Michael Mann, diretor do Penn Center for Science, Sustainability and the Media da Universidade da Pensilvânia

Além disso, eletrificação não é um remédio tão pronto para grande parte da indústria de transporte, especialmente viagens aéreas. Maioria dos voos continuará a depender de combustível de aviação. Isso mesmo que uma quantidade pequena, mas crescente, venha de fontes sustentáveis, ​​que, em breve, poderão incluir dióxido de carbono extraído do ar.

Luz no horizonte

Campo de platanção de milho em dia ensolarado
Dá para descarbonizar 97% da economia dos EUA, segundo especialista em sustentabilidade da Universidade da Pensilvânia (Imagem: Rawpixel)

Enquanto calculadoras de pegada de carbono podem fazer com que voar pareça um problema intratável, toda a indústria da aviação, somando, contribui com 3% das emissões globais de dióxido de carbono.

Como Mann disse numa conferência em Washington em 2022: “Se descarbonizarmos 97% de nossa economia, estaríamos em muito boa forma”.

Como adoção de energia renovável continua superando estimativas de adoção (tendo superado energia nuclear na contribuição de eletricidade não-fóssil nos EUA em 2022), atingir essa meta de reduções de 40 a 60% até 2030 parece um pouco menos impossível a cada dia.

O que não funcionou é a escassez. E a escassez também não é verdade. Não precisamos todos nos mudar para a floresta.

Chefe de comunicação da Rewiring, Sarah Lazarovic

Com informações de Fast Company

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!