O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, está usando o Bluesky para opinar sobre o Twitter, Elon Musk e a decisão de tornar a empresa privada sob a direção do CEO da Tesla. Dorsey admite que o Twitter está se saindo mal sob Musk, mas também culpa o conselho por forçar a venda e diz que o Twitter tinha poucas opções como empresa pública que teriam um final feliz.

O Bluesky é um aplicativo parcialmente financiado por Dorsey, construído sobre um protocolo de rede social federado e aberto que ele defende. Na nova rede social, Dorsey respondeu a uma pergunta do usuário Jason Goldman, sobre se ele sentia que Musk se provou o “melhor possível chefe”.

publicidade

Leia mais:

Não. Nem acho que ele agiu corretamente depois de perceber que sua cronometragem estava ruim. Nem acho que o conselho deveria ter forçado a venda. Tudo deu errado.

Jack Dorsey no Bluesky

Ele continuou sua fala exaltando o Bluesky: “Mas aconteceu e tudo o que podemos fazer agora é construir algo para evitar que isso aconteça novamente. Então, estou feliz que Jay e a equipe e os desenvolvedores existam e estejam construindo [o Bluesky]”, afirmou Dorsey.

publicidade
twitter
Imagem: Captura de tela/Tech Crunch

O jornalista do Washington Post, Will Oremus, citou essa postagem e tentou enquadrá-la como Dorsey evitando a culpa a si mesmo, o que Dorsey fortemente discordou, observando que ele já havia se desculpado anteriormente por seu papel no destino do Twitter.

Além de lamentar o estado atual do Twitter sob Musk e as circunstâncias que o levaram até lá, Dorsey também compartilhou sua opinião de que o Twitter “nunca teria sobrevivido como uma empresa pública”. Ele sugeriu que as condições de mercado combinadas com o estado da empresa na época significavam que ela estava destinada a ser manipulada por investidores ativistas e empresas de private equity que procuravam adquiri-la.

publicidade

Dorsey também recontextualizou seu agora infame tweet afirmando que “Elon é a solução singular em que confio”, esclarecendo que ele se referia especificamente ao resultado de tornar o Twitter privado.

Dorsey também contestou a acusação de que ele “vendeu a alma” ao vender a empresa para Musk. Ele observou que as empresas públicas são inerentemente sujeitas à venda e aquisição, dadas as condições de mercado certas (ou erradas).

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!