A Hyundai apresentou o seu sedã elétrico, o Ioniq 6, forte concorrente do Tesla Model 3 que foi premiado como ‘Carro Mundial do Ano’. Com estilo art déco, o carro tem um visual chamativo, mas a sua grande vantagem é oferecer uma experiência de condução surpreendentemente normal.

Enquanto a Tesla apostou em criar veículos elétricos, rápidos, interessantes e com estilo, a Hyundai optou por desenvolver um modelo que se parece com um carro convencional, mas que é movido por energia elétrica. Com um preço inicial na casa dos US$ 40 mil, o Ioniq 6 tem autonomia de até 580 km (361 milhas) e impressionantes recursos de carregamento rápido.

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O modelo tem um visual futurista que remete a um filme de ficção científica, mas a sua dirigibilidade é muito parecida com a de um carro a gasolina. Isso pode ser um diferencial para quem busca um veículo elétrico sem muitas extravagâncias.

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O Ioniq 6 chega ao mercado como um concorrente direto do Model 3 da Tesla, e parece estar preparado para enfrentar o desafio. Com a crescente demanda por veículos elétricos, a Hyundai aposta em um modelo que une estilo, tecnologia e praticidade.

O Hyundai Ioniq 6

  • A Hyundai lançou o Ioniq 6, um sedan construído na mesma plataforma elétrica do Grupo Hyundai Motor que também alimenta outros modelos elétricos de alto desempenho, como o Kia EV6 GT, o Genesis GV60 e o Hyundai Ioniq 5;
  • O Ioniq 6 tem uma bateria de 77,4 kWh e está disponível em opções de tração traseira ou tração integral de duplo motor. Ele tem a maior autonomia da plataforma E-GMP;
  • O modelo de tração traseira Ioniq 6 SE oferece uma autonomia estimada pela EPA de 580 km (361 milhas), superando a Tesla. A versão com tração integral tem uma autonomia respeitável de 508 km (316 milhas);
  • Os modelos SEL e Limited têm mais recursos de luxo, mas isso reduz a autonomia para 490 km (305 milhas) e 434 km com tração integral (270 milhas);
  • Uma versão base do modelo SE com bateria de 53 kWh será lançada entre junho e setembro, no verão americano, com 149 cavalos de potência e autonomia de 386 km (240 milhas);
  • A decisão de lançar um sedan elétrico é uma mudança refrescante, pois a maioria das montadoras está lançando SUVs elétricos e caminhões elétricos;
  • Carros menores, mais leves e mais baixos têm melhor desempenho e autonomia do que os maiores;
  • O Ioniq 6 é uma opção atraente para os motoristas que desejam mudar para um veículo elétrico, sem sacrificar tamanho e desempenho.

Design do novo veículo

  • O design do Ioniq 6 é inspirado em carros clássicos “streamliners” dos anos 30 e é mais aerodinâmico do que o Ioniq 5, com coeficiente de arrasto de 0,22 para maximizar a autonomia;
  • O para-choque dianteiro tem abas de ar ativas que se fecham para reduzir a resistência do ar e se abrem para maximizar o resfriamento;
  • O Ioniq 6 tem um total de mais de 700 “pixels” em sua aparência;
  • O design do Ioniq 6 tem recebido opiniões mistas, com alguns elogiando o visual e outros criticando a aparência da frente e a capacidade do porta-malas;
  • O Ioniq 5 pode ser uma opção mais atraente para alguns consumidores, especialmente quando se trata de espaço de carga;
  • A Hyundai está confiante de que o design único do Ioniq 6 o ajudará a se destacar entre os concorrentes.

Interior, tecnologia e capacidade de carga do Hyundai Ioniq 6

hyundai ioniq
Imagem: Hyundai/Divulgação
  • O design interno é semelhante ao do Ioniq 5, com uma cabine espaçosa e fácil de ler as telas de exibição;
  • O sistema de infotainment é forte e possui botões físicos, mas há algumas desvantagens, como o volante retangular que pode atrapalhar a visualização do display acima dele e os controles digitais para operar os recursos de climatização que são mais difíceis de operar do que botões físicos;
  • O seletor de marchas também é invertido em relação ao habitual, o que pode ser estranho para alguns motoristas;
  • É necessário usar um cabo para usar o Android Auto ou o Apple CarPlay;
  • A traseira do carro pode ter um espaço limitado para a cabeça dos passageiros devido ao design do teto;
  • No entanto, a capacidade de carregamento é excelente, com possibilidade de chegar a 80% de carga em apenas 18 minutos em um carregador rápido público de 350 kW e carga completa em sete horas em um carregador residencial ou público de Nível 2. O carro é um dos mais rápidos do mercado atualmente em termos de carregamento, ficando lado a lado com modelos da Tesla e o Lucid Air;
  • Apesar de não ter a rede de Superchargers da Tesla, o Ioniq 6 vem com dois anos de carga gratuita de 30 minutos na rede de carregamento Electrify America, o que deve ser suficiente para evitar problemas de carga.

O Ioniq 6 ainda não tem data para chegar ao mercado brasileiro, mas podemos esperar por sua chegada em 2024.

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Com informações do The Verge.

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