Imagens impressionantes compartilhadas nas redes sociais mostram o momento exato em que um raio atingiu uma plataforma de lançamento no Centro Espacial Kennedy, da NASA, na Flórida, enquanto um foguete Falcon Heavy, da SpaceX, estava prestes a decolar.

Originalmente, o lançamento estava marcado para sexta-feira (28), mas as condições climáticas severas no local, que foi submetido a alertas de raios e tornados, forçaram a suspensão da operação.

Na véspera, câmeras locais capturaram imagens de relâmpagos atingindo o mastro de proteção no topo da torre fixa baseada no Complexo de Lançamento 39A (LC-39A). O mastro é projetado para desviar a carga elétrica para longe do foguete na plataforma de lançamento e com segurança para o solo.

No dia seguinte, após a tempestade que produziu granizo, tornados e raios, a SpaceX disse no Twitter que as equipes de engenharia realizaram verificações adicionais do Falcon Heavy, das cargas úteis e dos equipamentos de suporte terrestre. Essas verificações indicaram que o mastro de proteção contra raios havia funcionado como pretendido, protegendo o foguete e sua carga útil de danos.

publicidade

O perfil do site Spaceflight Now publicou um vídeo que demonstra o poder intimidador da natureza enquanto o raio ilumina o céu.

Leia mais:

Destinado a enviar um satélite ViaSat-3 Americas de 6,4 mil kg à órbita (o maior satélite de internet do mundo), o lançamento foi remarcado para domingo (30), às 21h26 (pelo horário de Brasília), marcando o sexto voo do Falcon Heavy desde a missão inaugural, em fevereiro de 2018.

O foguete também transportou um satélite de comunicações chamado Arcturus, que será operado pela Astranis Space Technologies, e um CubeSat de Internet das Coisas chamado GS-1, operado pela Gravity Space, ambas empresas norte-americanas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!