Pesquisadores japoneses da Universidade de Tohoku fizeram descoberta excepcional no reino Fungi. Ao analisar cogumelos na floresta, eles descobriram que a comunicação entre eles aumenta após a queda de chuvas. Esse resultado foi alcançado graças aos eletrodos que foram anexados nesses fungos.

  • Os fungos ectomicorrízicos são característicos por não crescerem apenas com os caules cobertos acima do solo;
  • Eles formam também redes longas de raízes que são estendidas no subsolo e absorvem nutrientes essenciais do solo para alimentar a si mesmos e a outras plantas em relação simbiótica;
  • Essa rede micelial também pode ser usada na comunicação entre caules e plantas vizinhas, coordenando o crescimento ou, até mesmo, alertando sobre o surgimento de insetos ou doenças.

Leia mais:

Embora essas descobertas sejam inovadoras, os estudos ainda são irregulares e limitados aos estudos de laboratório. Para os novos testes, os pesquisadores de Tohoku realizaram testes em fungos ectomicorrízico do tipo Laccaria bicolor — encontrados no formato de pequenos cogumelos na cor bronze, encontrado nos solos das florestas.

Como base da pesquisa, os cientistas conectaram eletrodos em seis cogumelos em aglomerado, medindo os sinais elétricos trocados entre si. O resultado do experimento indicou que esses sinais flutuaram ao longo do tempo, de forma correlacionada as mudanças climáticas de forma tendenciosa aos climas mais úmidos e com o surgimento de tempestades.

publicidade

No começo, os cogumelos exibiam menos potencial elétrico, e reduzimos isso à falta de precipitação […] No entanto, o potencial elétrico começou a flutuar após a chuva, às vezes passando de 100 mV.

Yu Fukasawa, pesquisador principal do estudo

Os profissionais envolvidos nesse projeto disseram que os estudos são muito precoces, e que mais pesquisas e investigações futuras serão necessárias para entender de forma complexa a atuação desses fungos na natureza.

Com informações de The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!