Embora seja um dos navegadores mais populares, o Chrome também é conhecido por consumir muita memória e energia dos dispositivos. Por isso, em uma tentativa de tornar o navegador um pouco menos desgastante para as baterias, o Google lançou um recurso de economia de energia.

O Google afirma que esse recurso funciona “limitando a atividade em segundo plano e os efeitos visuais de sites com animações e vídeos”. Mas, como ele ainda não funciona por padrão, é necessário ativá-lo. 

publicidade

Leia também:

Como ativar o modo de economia de energia do Chrome

Tempo necessário: 2 minutos

O recurso chegou para os usuários do navegador com a versão Chrome 110 ou superior para Windows, macOS e Chromebooks. Caso seu navegador esteja desatualizado, acesse as configurações com o comando chrome://settings/help para efetuar a atualização. Com essa condição fora do caminho, os usuários que desejam aumentar a eficiência da bateria do seu dispositivo podem seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse as configurações

    No canto superior direito do Chrome, clique nos três pontinhos e então em “Configurações”. Uma alternativa para este passo é digitar chrome://settings/ no navegador e pressionar a tecla “enter”;economia de bateria e memória chrome passo 1

  2. Clique em “Desempenho”

    No menu lateral da página de Configurações, clique em “Desempenho”;economia de bateria chrome passo 2

  3. Habilite o modo de economia de energia

    Ative “Economia de energia” e, em seguida, escolha entre as opções de uso: “Ativar apenas quando a bateria estiver em 20% ou menos”, ou “Ativar quando o computador estiver desconectado”.economia de bateria chrome passo 3

O Google ainda não declarou uma estimativa da eficácia da bateria com esse modo ativado, entretanto, muitos usuários perceberam uma diferença positiva no consumo de energia – especialmente quando a opção “Ativar quando o computador estiver desconectado” é selecionada.

publicidade

Além do modo de economia de bateria, o Chrome também dispõe do modo de economia de memória, que também pode ser ativado na página de “Desempenho” das configurações do navegador.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!