A Amazon planeja incorporar tecnologia de chatbot de IA (inteligência artificial) – estilo ChatGPT e Bard – à sua assistente virtual. Isto é, criar uma espécie de Alexa com ChatGPT. É o que divulgou o Business Insider, com base em documentos vazados.

Empresa entende que sua assistente virtual precisa de uma repaginada parar ser competitiva num mundo atualmente apaixonado por IA generativa – tecnologia por trás dos chatbots da OpenAI e do Google.

Leia mais:

Alexa com ChatGPT

alexa
Alexa conseguiria gerar história para dormir por meio do chatbot da Amazon, por exemplo (Imagem: Unsplash)

Um exemplo entre documentos vazados descreve a Alexa gerando uma história para dormir, após uma criança de oito anos pedir para assistente contar uma história sobre um “gato e uma lua”. Bem estilo ChatGPT, Alexa inventou uma história sobre “Mittens, o primeiro gato a ir à lua”.

publicidade

Exemplo também descreveu o uso de uma câmera num modelo Echo Show, que captura imagem da criança segurando um brinquedo do Olaf (boneco de neve da animação Frozen, da Disney) e, em seguida, incorpora personagem à história. Aliás, Disney e Lego são algumas das várias oportunidades de parceria que a Amazon imagina no seu plano de Alexa com ChatGPT.

Empresa conta com seu próprio LLM (Modelo Grande de Linguagem), desenvolvido internamente, que alimentará versão aprimorada da Alex. Isso contrasta com esforços da Microsoft, por exemplo, que incorporou o modelo da OpenAI ao seu buscador Bing da Microsoft.

O chatbot da Amazon, por ora, se chama LLM Alexa Teacher Model. Mas um porta-voz da empresa disse ao Insider que está construindo modelos maiores, “mais generalizados e capazes”. Ideia é tornar Alexa “mais proativa e conversacional”.

Como iria funcionar

alexa
Daria para usar Alexa com ChatGPT nos dispositivos da linha Acho, aproveitando seus recursos – por exemplo, a câmera do Echo Show (Imagem: Panthere Noire/Shutterstock)

Com base nos documentos vazados, Amazon imagina a Alexa como uma entidade que pensa, em vez de “buscar em um banco de dados”. Uma seção intitulada “Casos de uso de entretenimento Alexa LLM” mostra como esse novo sistema de IA tornará as recomendações de mídia, entrega de notícias e narrativa com quê maior de conversa.

Outro exemplo citado nos documentos é se um usuário perguntar: “Alexa, encontre aquele programa da HBO ou Netflix onde ricos vão de férias para a Sicília ou Havaí”. A Alexa, então, descobre que é The White Lotus. Aí, na FireTV, chatbot da Amazon mostra que a HBO Max tem planos com teste gratuito. Por fim, usuário pergunta quanto custa após o período de teste, Alexa então informa a taxa e até pergunta se o usuário quer assinar (por meio dos Canais, do Prime Video, claro).

Novo modelo de linguagem

Prédio da Amazon
CEO comentou sobre chatbot da Amazon em desenvolvimento, no final de abril de 2023 (Imagem: Elliott Brown/Flickr)

No final de abril de 2023, o CEO da empresa, Andy Jassy, falou sobre o desenvolvimento de um chatbot da Amazon, pensado para turbinar a Alexa.

Na época, executivo disse que novo LLM ajudaria empresa a alcançar seu objetivo de construir “a melhor assistente pessoal do mundo”. Ele também destacou que a Amazon já tem uma boa base com a Alexa, que conta com centenas de milhões de usuários em diferentes áreas, como entretenimento, compras e casas inteligentes.

Com informações de Business Insider

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!