Uma pessoa compra uma e-bike baseada em anúncio que promete alcance de 80 km. Em seguida, a pessoa faz sua primeira viagem e a bateria acaba após apenas 40 km. Então, justificadamente, o indivíduo fica decepcionado. Soa familiar? As informações divulgadas pelos fabricantes de bicicletas elétricas nem sempre são confiáveis.

Por que isso acontece? A resposta simples é: porque é assim mesmo. Não é possível confiar na distância informada no material de marketing de uma bicicleta elétrica. Pelo menos na maioria das vezes e existem várias razões para isso.

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Não há padrão para testes de alcance em bicicletas elétricas

  • Não existem padrões de testes de alcance de bateria para bicicletas elétricas, como acontece com carros.
  • As classificações de alcance para e-bikes não são determinadas por agências externas, mas sim pelos fabricantes de bicicletas.
  • Em alguns casos, as classificações de alcance são baseadas em testes em condições reais de uso, enquanto em outros casos, são apenas estimativas teóricas.
  • Algumas empresas, como Aventon e Lectric eBikes, fornecem dados de teste de alcance em seus sites para cada nível de pedalada assistida ou uso do acelerador.
  • Sem dados reais de teste de alcance disponíveis, é difícil saber a que tipo de classificação de alcance uma bicicleta elétrica pertence, o que pode ser um problema para os consumidores que desejam informações precisas antes de comprar.

Variação de alcance de e-bikes depende de vários fatores

A bicicleta elétrica M20 é a mais nova máquina de duas rodas da chinesa Engwe
Imagem: Divulgação/Engwe
  • É improvável que o alcance citado pelo fabricante seja alcançado na vida real.
  • Existem dezenas de fatores que afetam significativamente o alcance, como a pressão dos pneus, terrenos em subida ou descida, vento, atrito nos freios, postura do ciclista, condições climáticas, carga transportada, tipo de terreno, entre outros.
  • Esses fatores tornam difícil para as empresas oferecerem um alcance realista e, geralmente, testam em condições ideais, com um ciclista leve, em terrenos planos e lisos e em modo de energia mínimo.
  • A maioria das pessoas não estará pedalando nessas mesmas condições ideais e, portanto, o alcance máximo citado pela maioria das empresas não é realista para a maioria das pessoas.

Relação entre aceleração e alcance

  • A regra geral é que andar com o acelerador da e-bike irá quase reduzir pela metade a distância de alcance em comparação com o pedal assistido.
  • A maioria das empresas de e-bikes listam o alcance máximo baseado no pedal assistido, que é o motivo pelo qual a distância máxima de uma e-bike comum é de cerca de 80 km.
  • O alcance do acelerador provavelmente será mais próximo de 40-48 km, dependendo das condições.
  • Para ter um alcance de 80 km apenas com o acelerador, geralmente seria necessário ter uma bateria de pelo menos 1.300 Wh, o que é o dobro do tamanho médio de uma bateria de e-bike.
  • Algumas empresas, como a Rad Power Bikes, listam uma variedade de alcances estimados em vez de um único número para ser mais preciso.

Como saber a autonomia real de uma e-bike?

Bicicleta elétrica Stormguard E+
Imagem: Giant Bicycles/Divulgação
  • Segundo o site especializado Electrek, existe uma regra geral para calcular a autonomia aproximada de uma e-bike, que depende da potência da assistência de pedal e do uso do acelerador.
  • A regra é: aproximadamente 15 Wh/km para acelerador e 9 Wh/km para assistência de pedal em velocidades médias.
  • Essa regra pode variar com fatores como peso do ciclista, terreno e largura dos pneus.
  • Uma e-bike com bateria de 624 Wh, por exemplo, teria autonomia aproximada de 41 km com assistência de pedal e 25 km com acelerador.
  • A maioria das empresas não publica dados de autonomia precisos, o que dificulta a comparação entre modelos e a avaliação da veracidade das informações publicadas.
  • As empresas muitas vezes preferem dar informações simplificadas e otimistas sobre a autonomia, em vez de uma faixa mais precisa, para atrair mais compradores.

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