Se você usa o ChatGPT com frequência, deve ter percebido que nem sempre ele te dá a resposta que você quer. Por isso, o Olhar Digital preparou um guia com dicas práticas para você melhorar suas perguntas e solicitações na inteligência artificial.

Leia também:

Dica 1

Use uma linguagem simples e clara. Evite palavras complicadas e frases longas para não deixar espaço para ambiguidade e múltiplas interpretações. Um exemplo de pergunta seria: “Como posso preparar uma receita de bolo de chocolate?”.

Dica 2

Por outro lado, não é para você escrever frases muito curtas ou fragmentadas. Depois de uma longa explicação, não adianta escrever apenas “Eu não entendi” ou “Isso é bom?” para o ChatGPT. Prefira especificar o que você não entendeu ou onde está sua dúvida.

publicidade

Dica 3

Seja específico! O modelo de linguagem ainda não tem acesso a muitos recursos para “adivinhar” suas informações de navegação. Por isso, você precisa escrever detalhes sobre o tópico que você está procurando: “Qual é a previsão do tempo para hoje em São Paulo?”.

Dica 4

Gírias podem atrapalhar o entendimento do assistente virtual
Gírias podem atrapalhar o entendimento do assistente virtual. Imagem: Hadayeva Sviatlana / Shutterstock

Evite usar abreviações, gírias ou jargões que possam confundir o modelo. Isso inclui “vlw”, “tá ligado?”, “sla”, “plmdds” etc.

Dica 5

Use palavras-chave do seu tópico. São elas que ajudam o modelo a entender sua solicitação. No caso de “Como posso preparar uma receita de bolo de chocolate?”, as palavras-chave são “receita”, “bolo” e “chocolate”.

Dica 6

É importante dar detalhes no seu input para você ter uma resposta precisa. Então, capriche em nomes, datas e qualquer outra informação contextual relevante. Por exemplo, “Qual foi o resultado do jogo?” não detalha o time, nem o esporte.

Dica 7

Escreva de forma correta, sem erros gramaticais ou ortográficos. Embora o ChatGPT tenha sido treinado com uma variedade de textos que contêm erros, se a solicitação tiver muitos erros, pode ser difícil para a inteligência artificial entender o que você está tentando dizer.

Dica 8

Evite usar palavrão na conversa com o ChatGPT, pois pode atrapalhar o entendimento da solicitação
Evite usar palavrão na conversa com o ChatGPT, pois pode atrapalhar o entendimento da solicitação. Imagem: Krakenimages.com / Shutterstock

Evite usar palavrões. Não, o ChatGPT não fica ofendido pelo que você fala. Mas, usar palavrões pode atrapalhar o entendimento da sua solicitação. É para ser claro, lembra?

Dica 9

Não faça mais de uma pergunta ou solicitação em um único input. Veja a seguinte entrada com três perguntas: “Qual é o melhor celular do mercado? E como eu posso transferir fotos do meu celular antigo para o novo? E qual é o preço do celular que você recomenda?”. O melhor neste caso é separar a solicitação e fazer uma pergunta de cada vez.

Dica 10

Tente outra vez! Se você não receber uma resposta adequada, tente reformular sua solicitação com outras palavras-chave para ajudar o modelo a entender melhor o que você está procurando.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!