A Sonos, empresa norte-americana que fabrica sistemas de som domésticos e sem fio, entrou com um processo contra o Google alegando que a big tech copiou o seu produto de alto-falante inteligente com os dispositivos Google Home Nest e Chromecast Audio. As empresas se enfrentarão em um tribunal de São Francisco (EUA) na próxima segunda-feira (8). 

Resumo do caso: 

  • A Sonos processou o Google pela primeira vez por violação de patente em Los Angeles e na Comissão de Comércio Internacional dos EUA (ITC) em 2020 — o processo corre desde então, com o Google recorrendo; 
  • A empresa pede US$ 90 milhões em danos causados pelo Google na ação que ocorre em São Francisco — ela teria pedido antes US$ 3 bilhões; 
  • Google e Sonos são antigas parceiras e trabalharam juntas para integrar o serviço de streaming de música do Google aos produtos da Sonos; 
  • O caso faz parte de uma extensa disputa de propriedade intelectual que inclui outros processos no Canadá, França, Alemanha e Holanda. 

Leia mais! 

À Reuters, o porta-voz do Google, Jose Castaneda, disse que o caso está relacionado a “alguns recursos muito específicos que não são comumente usados” e que a Sonos “descaracterizou nossa parceria e tecnologia“. A Sonos não quis comentar o caso. 

publicidade

A companhia chegou a ganhar uma proibição de importação de produtos do Google que infringiam suas patentes no ano passado. Contudo, o Google apelou da decisão dada pelo ITC e reagiu abrindo ação contra a Sonos pela tecnologia de controle de voz em streaming de música.

Em comunicado, o Google disse que o contra-ataque foi uma forma de defesa, já que a Sonos “iniciou uma campanha agressiva e enganosa contra nossos produtos, em detrimento de nossos clientes compartilhados”.

Com informações da Reuters 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!