Brasileiros conversam mais com os amigos pelo celular do que presencialmente. Isso é o que mostra uma pesquisa do PoderData, realizada entre 2 e 4 de abril deste ano. O levantamento mostra que 47% dos entrevistados têm mais contato virtual do que presencialmente, contra 36% que preferem as interações ao vivo.

Leia mais:

publicidade

Celular vs. presencialmente

  • A pesquisa analisou as respostas de 2.500 entrevistados, de 233 munícipios das 27 unidades da Federação, por meio de ligações para telefones fixos ou celulares.
  • A margem de erro foi de dois pontos percentuais e a confiança é de 95%.
  • Segundo a pesquisa, 47% dos 2.500 entrevistados “sempre” leem e enviam mensagens em aplicativos de mensagem, como o WhatsApp.
  • 22% faz isso “de vez em quando” e 15%, “nunca”.
  • Ainda conforme o levantamento, a predominâncias das conversas presenciais aumenta com a idade.
  • Elas representam 31% das conversas entre jovens de 16 a 24 anos; 35% entre adultos de 25 a 44 anos; 38% entre quem tem 45 a 49 anos; e 43% para pessoas com 60 anos ou mais.
  • Ou seja, quanto mais velha for a pessoa, maior é a probabilidade de ela ter conversas ao vivo com os amigos.
  • A única porcentagem de conversas presenciais que ultrapassou às de forma online foi a da parcela de 60 anos ou mais.
Digitando no teclado Android
A maior taxa de uso do celular para conversas é a da população entre 25 e 44 anos, com 49% online contra 34% presencialmente (Imagem: diego_cervo/iStock)

Resultados

Para a psicóloga e doutora em saúde mental do Instituto Delete da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Anna Lucia Spear King, os números refletem a configuração social atual, que é “muito mais digitalizada”.

Com as violências e com toda dificuldade de se sair de casa, as pessoas tendem a se relacionar mais virtualmente do que a presencialmente […] Se os jovens forem menores de idade, provavelmente, os pais estão contribuindo para que eles privilegiem as relações on-line mais do que as presenciais […]

Anna Lucia Spear King
Idosos que vivem isolados podem se beneficiar da comunicação online (Imagem: Fizkes – Shutterstock)

A médica psiquiatra e professora da Queen’s University Elisa Brietzke lembra que os idosos também têm altas taxas de interação online, por telefone. King vê a tecnologia como algo benéfico especialmente essa parcela da população, que tende a ficar isolada em suas casas e, por meio das redes sociais, pode estabelecer conexões.

publicidade

Com informações de Poder360

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!