O telefone móvel completa 50 anos e ganhará sua própria comemoração. A exposição Celular 50, idealizada por Miguel Colker, diretor da Araucária Agência Cultural, acontecerá no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e o público poderá interagir com recursos audiovisuais, tótens alfanuméricos, painéis e jogos com informações sobre o aparelho desenvolvido pela Motorola em 1973.

Leia mais:

publicidade

Exposição de 50 anos do celular

Trecho da exposição Celular 50 no Museu do Amanhã. Imagem: Divulgação
  • Há 50 anos no mês de abril, o engenheiro americano Martin Cooper criou o primeiro aparelho de telefonia móvel e realizou sua primeira ligação.
  • A exposição Celular 50, desenvolvida pela Araucária Agência Cultural e pelo Festival HACKTUDO, em parceria com a Ostra Studio e o Museu do Amanhã, mostra as evoluções do celular da época até os dias de hoje, bem como as mudanças sociais provocadas pelo objeto.
  • A exposição tem abertura prevista para o dia 23 de maio.
celular 50 anos museu do amanhã
Trecho da exposição Celular 50 no Museu do Amanhã. Imagem: Divulgação
  • O evento terá seis seções dedicadas a contar a história do celular: Buraco Negro, Mobilidade e Liberdade, Popularização e Individualização, Multiplicidade, Excesso e Labirinto de Possibilidades.
  • Segundo a diretora-geral do Museu do Amanhã, Bruna Baffa, os espectadores poderão pensar “sobre como ele (o celular) transformou o modo como nos relacionamos, comunicamos e comportamos ao longo do tempo”.
  • Além das seções interativas, o visitante poderá conhecer o protótipo original do DynaTAC 8000X, cedido pela empresa Dyna LLC, de Martin Cooper.

Primeiro celular

Martin Cooper com o primeiro celular da Motorola, o DynaTAC 8000X (Imagem: Rico Shen/Wikimedia Commons)
Martin Cooper com o primeiro celular da Motorola, o DynaTAC 8000X (Imagem: Rico Shen/Wikimedia Commons)

Os 50 anos da primeira ligação de celular do mundo foi comemorada em 3 de abril.

O DynaTAC 8000X desenvolvido por Cooper foi o aparelho usado para a façanha. Ele tinha mais de 1,4 quilo e foi uma revolução: antes dele, ligações só poderiam ser feitas usando aparelhos instalados no porta-malas de carros, porque usavam a bateria como fonte de energia, e pesavam 14 quilos. A primeira ligação do engenheiro foi para a operadora americana AT&T, que também desenvolvia um protótipo móvel, para avisar que ele tinha o feito primeiro.

publicidade

Na época, o celular aguentava apenas 30 minutos ligado – mas, pesando quase um 1,5 quilo, não precisaria durar muito mais – e obtinha uma carga total após 10 horas de carregamento.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!