Rita Lee morreu na noite desta segunda-feira (8) aos 75 anos. A cantora foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e fazia tratamentos desde então. 

A notícia foi confirmada por seu marido, Roberto de Carvalho, em uma publicação nas redes sociais da artista.

publicidade

Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no fim da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou.

De acordo com a vontade de Rita, seu corpo será cremado. A cerimônia será particular. Nesse momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos.

Roberto de Carvalo em publicação nas redes sociais.
  • Rita Lee é considerada a rainha do rock brasileiro. De 1969 a 1972, foi integrante da banda Os Mutantes, de rock psicodélico e progressivo, junto de Arnaldo Batista e Sérgio Dias. A banda foi um dos principais grupos do Movimento Tropicalista e uma das pioneiras ao trazer o rock para o cenário musical brasileiro.
  • Após sair de Os Mutantes, a cantora formou o grupo Tutti Frutti, uma das principais bandas de rock dos anos 70. Junto de Sol Ribeiro, Luis Sérgio Carlini, Roy Carlini, Marinho Testoni, Geraldo Vieira e Franklin Paolillo, Rita Lee gravou quatro discos sob o nome “Rita Lee & Tutti Frutti”;
  • Alguns das principais composições da artista incluem: Ando Meio Desligado, balada do Louco, Erva venenosa, Lança Perfume, Agora só falta você, Ovelha Negra, Cor de Rosa Choque

Leia mais:

Filmes e documentários

Nas telas, a artista também marcou presença como atriz e apareceu em alguns documentários. Confira:

publicidade

Dias Melhores Virão (1989)

O filme de mesmo nome de uma das composições de Rita Lee conta a história de Marinalva, uma dubladora que sonha em se tornar uma estrela de Hollywood. No longa, a atriz interpreta Mary Shadow, uma personagem de série de comédia dos EUA.

Tanta Estrela Por Aí (1992)

Nesse curta-metragem, Rita Lee interpreta Raul Seixas, outro ícone da música brasileira, durante um show que o cantor foi fazer em São Paulo no ano de 1983. Nesse episódio, o artista foi confundido como um cover dele mesmo e chegou a parar na delegacia.

publicidade

Durval Discos (2002)

O filme conta a história de Durval e sua mãe Carmita, que tem uma loja de discos em Pinheiro, São Paulo. Quando Durval decide contratar uma funcionária para ajudar sua mãe, ele escolhe Célia, que chega junto da pequena Kiki.

Depois de alguns dias de trabalho, Célia desaparece e deixa a criança com Durval e sua mãe. Os dois não entendem muito bem a situação até o dia que assistem ao telejornal, e entendem a realidade entre Célia e a criança.

publicidade

No filme Rita Lee interpreta a tia Julieta, uma das clientes da loja de discos. 

Uma Noite em 67 (2010)

O documentário mostra a final do terceiro Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, que aconteceu em 21 de outubro de 1967. O documentário exibe arquivos dos bastidores e apresentações da noite, que reuniu grandes artistas da música brasileira como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil (com os Mutantes) e Roberto Carlos.

Tropicália (2012)

O documentário dirigido por Marcelo Machado conta a história do importante movimento musical dos anos 60. Na época, novos talentos musicais brasileiros eram revelados durante os festivais, enquanto o Brasil sofria com a repressão da ditadura militar.

A Primeira Missa ou Tristes Tropeços, Enganos e Urucum (2014)

O filme dirigido por Ana Carolina é inspirado na obra “Primeira Missa no Brasil”, do artista Victor Meireles. A trama fala sobre um grupo de cineastas que tenta remontar a primeira missa no país com a chegada dos portugueses.

No filme, Rita Lee interpreta o pirata Anthony Knivet, uma figura histórica que veio ao Brasil no final do século XVII.

Rita Lee – Ovelha Negra (2007)

O documentário conta diversos momentos da vida da rainha do rock nacional, desde sua infância, carreira musical e o encontro com seu cônjuge, Roberto de Carvalho. 

O documentário conta com diversos trechos dos shows da cantora e músicas cantadas na íntegra.

Rita Lee
(Imagem: Divulgação)

Cinebiografia e mais um documentário

Atualmente, a Biônica Filmes está desenvolvendo um documentário e um filme baseado no livro Rita Lee — Uma autobiografia, escrito por Patricia Andrade e Nelson Motta. Até o momento, o longa não tem informações sobre elenco ou previsão de lançamento.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!