Quem disse que veículos elétricos não funcionam no frio? A Kia levou seu novo SUV elétrico, o EV9, para Arjeplog, na Suécia, para testá-lo em temperaturas abaixo de zero para garantir que sua bateria e desempenho de carregamento estivessem conforme o padrão.

Com vários recursos exclusivos da montadora, o vídeo de teste mostra que o clima frio não pode diminuir o desempenho dos SUVs elétricos.

Leia mais:

Após vários meses de suspense, a Kia revelou o EV9 em março, seu primeiro SUV totalmente elétrico de três fileiras com opção de sete lugares.

publicidade

O SUV EV é alimentado por motores elétricos duplos, oferecendo até 379 hp e 516 lb-ft de torque, proporcionando alcance máximo de mais de 541 km.

Montado na plataforma 800V E-GMP do Grupo Hyundai, a mesma usada para o IONIQ 5, o veículo pode carregar suas baterias de 10% a 80% em 24 minutos com carregadores rápidos DC.

Gunther Frank, gerente geral de operações de projetos de desenvolvimento no Hyundai Motor Europe Technical Center, disse que “é um mito que EVs não são bons de se dirigir na neve”.

Frank explicou ainda que, “como o corpo humano, uma bateria também tem certa faixa de temperatura em que se sente mais confortável”. O EV terá o melhor desempenho quando estiver dentro dessa faixa.

Com o EV9, provamos que temos a tecnologia para superar os desafios de velocidade de carregamento em condições de clima frio, bem como as melhorias de direção e manuseio para tornar um EV seguro e até divertido de dirigir na neve.

Gunther Frank, gerente geral de operações de projetos de desenvolvimento no Hyundai Motor Europe Technical Center

Talvez o mais importante seja o pré-condicionamento da bateria – introduzido pela primeira vez com o EV6 – para pré-aquecer a bateria antes de carregá-la. Dessa forma, o EV9 ainda pode carregar de forma ultra-rápida mesmo no frio.

Kia EV9 (Imagem: Divulgação/Kia)

Outro novo recurso – o EV Route Planner – identificará automaticamente os pontos de carregamento quando necessário. As duas ferramentas trabalham juntas para pré-aquecer a bateria no frio quando um ponto de carregamento de alta velocidade se aproxima para acelerar o processo.

O baixo centro de gravidade do EV9 e a longa distância entre-eixos ajudam a estabilizar o EV durante a condução. A Kia também otimizou o chassi e a suspensão do EV9 para fornecer a combinação certa de dirigibilidade suave e responsiva.

Os motoristas do EV9 podem escolher entre os modos de neve, lama e areia usando o botão de seleção do modo de terreno para otimizar ainda mais o desempenho em várias condições de direção. Quando o modo neve está ativo, o sistema ajusta a saída e a distribuição do torque do motor, além do sistema do chassi, para garantir a segurança em condições escorregadias.

No vídeo (veja acima), a Kia equipou o SUV elétrico com pneus de inverno dedicados para máxima aderência e estabilidade no frio extremo.

Com informações de Elektrek e Kia

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!