Um vídeo de um robô de combate desferindo socos e dando cambalhota para trás viralizou no TikTok. A conta e o dispositivo supostamente eram da Boston Dynamics, empresa de robótica responsável por outros modelos semelhantes ao do vídeo. A companhia negou que tenha uma conta na rede social e que o robô sequer exista.

Leia mais:

publicidade

spot
Boston Dynamics é responsável por gama de robôs, entre eles o cão Spot, que agora tem ChatGPT (Imagem: Divulgação/Boston Dynamics)

O que aconteceu

  • O vídeo acumulou milhões de visualizações no aplicativo porque o robô realmente se parecia com um modelo da Boston Dynamics, o humanoide Atlas, um dos carros-chefe da empresa;
  • A companhia logo desmentiu o conteúdo e que sequer tenha uma conta no TikTok;
  • Contatada pela agência AP News em 2 de maio, a Boston Dynamics esclareceu que os “robôs de combate avançados” exibidos são manipulação de vídeo, provavelmente feita por computador usando tecnologias deepfake;
  • O comunicado ainda ressaltou que o perfil não era da empresa e que, no vídeo, havia erro de grafia no que seria o logo da marca: o nome apareceu como Bostom_Dynamics;
  • O conteúdo foi retirado do TikTok, mas registros foram publicados no YouTube e no Twitter, e mostram cenas do suposto robô lutando e dando socos e cambalhotas, como se estivesse em combate.

Veja o vídeo do robô de combate

publicidade

Boston Dynamics e o robô de combate

A própria publicação dos vídeos no Twitter incluem um aviso de que não se trata de um conteúdo real.

Porém, antes de ser desmentido, as imagens acompanhavam postagens que diziam que a Boston Dynamics havia revelado “um robô de combate inovador, sinalizando um salto notável no campo da robótica e mostrando o compromisso da empresa com a inovação tecnológica” e que o modelo teria “reflexos excepcionais e tempos de resposta ultrarrápidos”, o que o tornaria verdadeira máquina de combate.

publicidade

O comunicado da empresa negou que esse robô exista e que qualquer dispositivo está sendo desenvolvido para fins de combate.

Qualquer tentativa de armamento dos robôs da Boston Dynamics é estritamente proibida, conforme claramente descrito em nossos Termos e Condições, nossos princípios éticos, bem como em nova carta aberta contra o armamento.

Boston Dynamics em comunicado, coassinado por outras cinco empresas de robótica

publicidade
Atlas™ | Boston Dynamics
Robô de combate do vídeo se parece com o humanoide Atlas, da Boston Dynamics (Imagem: Reprodução/Boston Dynamics)

Investigação

Um especialista em investigação forense digital da Universidade da Califórnia em Berkeley foi consultado pela AP News. Hany Farid afirmou que não é possível afirmar com toda certeza, mas que diversos elementos que aparecem no vídeo são “suspeitos”, como o fato e da câmera não desfocar o robô quando ele se mexe muito rápido e cor distorcida nos cantos da tela.

Com informações AP News e Ubergizmo

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!