Rumores sobre os óculos de realidade mista da Apple estão esquentando e o jornal The Wall Street Journal apontou seus dedos para a WWDC, evento anual de desenvolvedores que acontece no próximo mês, como palco para a novidade. O produto terá cara dos óculos de ski com bateria.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • Os óculos de realidade mista da Apple devem ser leves, mas capazes de cobrir completamente os olhos
  • O sistema utilizará câmeras apontadas para fora, permitindo a visão do ambiente sem obstáculos
  • Este detalhe também permitirá projeções de realidade aumentada, como faz o PlayStation VR 2
  • O processamento será feito em outro local (no iPhone ou Mac?) e a bateria será externa

A cada mês que passa o mundo dos rumores reafirma que a Apple vai lançar óculos de realidade mista, capaz de servir tanto para aumentada quanto para virtual. Mark Gurman publicou muitas de suas newsletters focando neste produto, junto de Ming-Chi Kuo que gosta de palpitar e acertar nos chutes.

Agora o The Wall Street Journal reuniu muitos destes boatos e adicionou algumas informações importantes. A principal é o formato dos óculos, sendo muito semelhante aos utilizados por quem pratica esportes na neve. Eles são grandes, largos, mas nada pesados.

publicidade

Óculos da Apple podem ser parecidos com o PSVR2

A publicação também detalha como a Apple vai conseguir misturar realidade aumentada com virtual, graças ao uso de câmeras apontadas para frente. A sensação é de que este produto será parecido com o PlayStation VR 2, que permite ao usuário ver o que está na frente dele sem a necessidade de levantar o acessório.

PlayStation VR2 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
PlayStation VR2 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Por mais animador que seja este detalhe, a publicação jogou um balde de água fria em quem quer sair do evento já com os óculos na mochila. A fabricação em massa do dispositivo ainda encontra dificuldades para ser iniciada e ela só deve acontecer de fato em algum momento do quarto trimestre deste ano, perto de dezembro.

publicidade

Se você ficou triste, calma que tem mais. Fontes ouvidas comentaram que existe a possibilidade desta produção em massa ser iniciada apenas em meados de 2024.

Para a parte técnica, a bateria dos óculos deve ser externa e ele servirá apenas como interface para a interação. É exatamente a mesma situação do PlayStation VR 2, onde toda a computação é feita no console e o acessório serve apenas como tela e controle de movimentos, reduzindo drasticamente a temperatura dele e o peso.

publicidade

O trabalho dos óculos da Apple pode ficar no iPhone que fica no bolso do usuário, ou então no Mac que está na mesa. A diferença entre a solução da Sony e da empresa da maçã, é que a segunda deve lidar com o tráfego de dados sem a necessidade de cabos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!